Startup de IA Perplexity faz oferta de US$ 34,5 bi pelo navegador Chrome do Google

Segundo a diretoria da Perplexity, grandes fundos de investimento estariam interessados em financiar a transação

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A startup de inteligência artificial Perplexity fez uma oferta formal para adquirir o navegador Chrome, do Google, por US$ 34,5 bilhões, uma tentativa audaciosa para se antecipar a uma possível exigência da gigante das buscas para vender o navegador em um processo antitruste nos EUA.

A oferta não solicitada, em que a Perplexity pretende financiar com a ajuda de investidores externos, foi enviada ao Google, da Alphabet, nesta terça-feira (12), disse um porta-voz da Perplexity.

A oferta ocorre pouco depois de a startup rival de inteligência artificial OpenAI também ter manifestado interesse em adquirir o Chrome, que, juntamente com o software de código aberto Chromium, é a principal forma de acesso à internet em PCs.

O Google não quis comentar. A empresa afirmou que pretende apelar da decisão do juiz de que monopolizou ilegalmente o mercado de buscas, o que pode atrasar uma solução por meses ou anos.

A empresa também planeja contestar qualquer decisão que determine a alienação do Chrome e propôs um conjunto mais restrito de soluções que modificariam seus acordos de busca padrão com a Apple, Mozilla e Android, para abrir o mercado de buscas à concorrência.

Depois que um juiz federal concluiu no ano passado que o Google detém um monopólio ilegal em buscas na internet, o governo dos EUA afirmou que quer que o Google venda o navegador Chrome e licencie dados de busca para concorrentes, entre outras mudanças propostas.

O Juiz Distrital dos EUA Amit Mehta, que ouviu o caso, deve emitir uma decisão nos próximos dias com medidas para impedir que a empresa monopolize o mercado de buscas online.

A startup Perplexity, sediada em São Francisco, que busca atrair usuários do Google oferecendo buscas com tecnologia de IA, levantou US$ 100 milhões no início deste ano em uma rodada de financiamento que a avaliou em US$ 18 bilhões, informou a Bloomberg News. Isso levanta a questão de como a Perplexity poderia se dar ao luxo de levar adiante sua oferta do Chrome.

“Vários grandes fundos de investimento concordaram em financiar a transação integralmente“, disse o diretor de negócios da Perplexity, Dmitry Shevelenko. A Perplexity não quis revelar o nome das empresas.

“A oferta da Perplexity subvaloriza enormemente o ativo e não deve ser levada a sério”, disse Colin Sebastian, analista da Robert W. Baird, que estima seu valor em cerca de US$ 100 bilhões. Ele também considera uma cisão forçada “improvável, dado o potencial dano aos usuários por meio de produtos de menor qualidade e menos confiáveis, e a complexidade de desvincular esses produtos da plataforma do Google, quando soluções alternativas podem atingir os objetivos judiciais declarados”.

Ofertas da Perplexity

Não é a primeira vez que a Perplexity faz uma oferta por uma grande propriedade da internet antes de uma transição forçada.

No início deste ano, a empresa também apresentou uma proposta à ByteDance, controladora do TikTok, para se fundir com suas operações nos EUA e criar uma nova entidade. O TikTok está enfrentando uma proibição nos EUA sem um acordo.

O setor de navegadores da web tem visto um interesse renovado, à medida que empresas de IA buscam criar agentes que possam realizar compras online e outras tarefas para os usuários. A Perplexity afirmou que está se preparando para lançar um navegador chamado Comet, que possui um agente de IA.

A empresa acrescentou que não faria nenhuma “modificação furtiva” no Chrome. “Isso faz parte do nosso compromisso com a continuidade e a escolha dos usuários e provavelmente será visto como um benefício de estabilidade para o Google e seus muitos anunciantes”, escreveu o porta-voz.

Se a proposta for aceita e o acordo for aprovado, a diretoria da Perplexity afirmou que investirá US$ 3 bilhões nos próximos dois anos no Chrome e no Chromium e estenderá as ofertas a uma parcela substancial dos talentos do Chrome. A empresa acrescentou que sua oferta ao Google não incluía nenhuma participação na Perplexity — para evitar preocupações antitruste.

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