Negócios
Petrobras inicia contratação de plataformas do projeto Sergipe
Equipamento do tipo FPSO faz parte do projeto na Bacia de Sergipe-Alagoas
A Petrobras iniciou novo processo de contratação para construção de até duas unidades de produção de petróleo do tipo FPSO, destinadas ao projeto Sergipe Águas Profundas (SEAP), na Bacia de Sergipe-Alagoas.
A modalidade de contratação será do tipo “Build, Operate and Transfer (BOT)”, no qual a contratada é responsável pelo projeto, construção, montagem e operação do ativo por um período inicial definido em contrato, afirmou a Petrobras. Posteriormente a operação será transferida para a estatal.
LEIA MAIS: Nova plataforma da Petrobras inicia produção, que pode alcançar 100 mil barris por dia
O projeto SEAP 1 abrange as jazidas pertencentes aos campos de Agulhinha, Agulhinha Oeste, Cavala e Palombeta, localizados nas concessões BM-SEAL-10 (100% Petrobras) e BM-SEAL-11 (60% Petrobras e 40% IBV Brasil Petróleo).
O projeto SEAP 2 abrange jazidas pertencentes aos campos de Budião, Budião Noroeste e Budião Sudeste, localizados nas concessões BM-SEAL-4 (75% Petrobras e 25% ONGC Campos), BMSEAL-4A (100% Petrobras) e BM-SEAL-10 (100% Petrobras).
O processo prevê a licitação de uma unidade firme para o SEAP 2 e uma opção de compra de um segundo FPSO similar, com previsão de aplicação para o SEAP 1. A previsão é que a unidade firme (SEAP 2) entre em operação em 2030, afirmou a empresa.
As unidades terão capacidade de processar 120 mil barris por dia (bpd) de petróleo e até 12 milhões de metros cúbicos de gás por dia, sendo o gás especificado e exportado diretamente para venda, sem necessidade de tratamento adicional em terra.
(Por Alberto Alerigi Jr.)
Veja também
- Vendas da Black Friday no Brasil superam nível pré-pandemia
- Ultra vai investir R$ 1,2 bilhão em terminal no Porto de Pecém (CE)
- Lula indica trader do Bradesco para diretoria de Política Monetária do BC e ajuda a aliviar tensão do mercado
- IPO da Brazil Potash levanta US$30 mi em NY
- Totvs estuda apresentar proposta por Linx