Negócios
Petrobras inicia produção no campo de Itapu em dezembro
Única unidade prevista pela petroleira para entrar em operação neste ano, a P-71 produzirá diariamente até 150 mil barris de óleo e até 6 milhões de metros cúbicos de gás.
A plataforma da Petrobras (PETR3, PETR4) P-71 deixou o estaleiro Jurong Aracruz, no Espírito Santo, no sábado rumo ao campo de Itapu, no pré-sal da Bacia de Santos, onde deverá iniciar a produção em dezembro, informou a companhia em nota nesta segunda-feira (17).
Única unidade prevista pela petroleira para entrar em operação neste ano, a P-71 produzirá diariamente até 150 mil barris de óleo e até 6 milhões de metros cúbicos de gás. Seu pico de produção está previsto para ocorrer até o final de 2023.
A plataforma, do tipo FPSO (sistema flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo), tem ainda capacidade de armazenamento de 1,6 milhão de barris de óleo.
A petroleira destacou que a unidade será a última da série de replicantes, também composta por P-66, P-67, P-68, P-69 e P-70.
“Essas unidades apresentam alta capacidade de produção, tecnologias avançadas de operação e redução de emissões, com o mesmo projeto de engenharia replicado”, pontuou a empresa, destacou a empresa.
Segundo a Petrobras, um exemplo da tecnologia para redução de emissões dos replicantes é o sistema de FGRU (Flare Gas Recovery Unity), usado para aproveitar o gás gerado no processo de produção e diminuir a sua queima e liberação na atmosfera.
Veja também
- Petrobras confirma plano de investir mais de R$ 635 bilhões entre 2025 e 2029
- Vai sobrar petróleo: os desafios para o futuro da Petrobras em cinco pontos
- Apesar de recorde no pré-sal, a produção de petróleo cai no Brasil em setembro
- Ibama pede mais informações à Petrobras em processo de exploração da Foz do Amazonas
- Declínio de campos mais antigos derruba produção da Petrobras no Brasil em 8,2%