O presidente-executivo da Procter & Gamble (P&G), Jon Moeller, está deixando o cargo depois de quatro anos na função. Moeller será substituído pelo diretor de operações Shailesh Jejurikar.
Moeller vai ocupar a cadeira de presidente do conselho de administração da Procter & Gamble e prestará consultoria e aconselhamento ao CEO em assuntos da empresa, conforme informou a direção da P&G em um comunicado na segunda-feira (28), um dia antes da divulgação de seus resultados trimestrais.
A liderança da Procter & Gamble não revelou o motivo da mudança na liderança, mas o diretor de comunicações, Damon Jones, disse à Reuters que a saída de Moeller era parte de uma transição planejada e ordenada feita pelo conselho. “Não houve problemas de saúde que levassem à saída de Moeller”, disse ele.
Procter & Gamble: mandatos curtos
A empresa sediada em Cincinnati, Ohio, tem um histórico de mandatos relativamente curtos de CEO, que remonta a meados da década de 1990. O antecessor de Moeller, David Taylor, foi presidente-executivo por seis anos, dois dos quais durante a pandemia da Covid, quando as empresas de bens de consumo enfrentaram escassez de produtos e problemas na cadeia de suprimentos. Em seguida, Taylor atuou como presidente do conselho.
Sob o comando de Moeller, a empresa navegou por um crescimento de vendas pós-pandemia, bem como o aumento das despesas e a inflação persistente. As ações da P&G subiram cerca de 13% durante seus quatro anos de mandato, em linha com o índice S&P 500.
A nomeação de Jejurikar, que entrará em vigor em 1º de janeiro de 2026, mantém a preferência da Procter & Gamble por nomear candidatos internos para o cargo mais alto. Moeller também subiu na hierarquia antes de se tornar COO e depois CEO da empresa.
O conselho nomeou Jejurikar como diretor na reunião anual de acionistas em outubro de 2025.
Jejurikar ocupou cargos em vários segmentos da P&G, incluindo Health & Beauty Care e P&G Professional. Antes de sua função atual, ele foi o diretor de Fabric & Home Care, que inclui marcas como Tide, Ariel e Downy.