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Proprietária da Uniqlo registra forte crescimento em todo o mundo — exceto na China

A loja Uniqlo em Covent Garden, Londres. Fotógrafo: Chris Ratcliffe/Bloomberg

A Fast Retailing, proprietária da Uniqlo, relatou um forte crescimento na receita e no lucro operacional para os três meses até novembro, uma vez que a demanda robusta no Japão, América do Norte e Europa ajudou a compensar a desaceleração sustentada na China.

O lucro operacional aumentou 7% para 157,6 bilhões de yuans nos três meses encerrados em novembro, em relação ao ano anterior, com as vendas aumentando para um recorde histórico de 895,2 bilhões de yuans, em grande parte em linha com a estimativa dos analistas.

O clima mais frio do inverno no Japão impulsionou as vendas de roupas e o reconhecimento mais forte da marca aumentou as vendas no exterior, disse a Fast Retailing. Os resultados mostram que a empresa está no caminho certo para estabelecer bases sólidas para o crescimento das vendas em novos mercados, além do Japão e da China, onde atualmente obtém a maior parte de sua receita.

Na China, onde as quedas nas vendas e nos lucros se estenderam até o último trimestre, a empresa está fechando lojas de baixo desempenho e reformulando pontos de venda maiores e mais bem localizados para impulsionar as vendas.

“Na China, chegamos a um estágio em que podemos nos concentrar na penetração do mercado em vez de na expansão, já que o mercado cresceu”, disse o diretor financeiro Takeshi Okazaki a analistas e repórteres na quinta-feira. “Acredito que podemos apresentar resultados. Não estou preocupado com isso em médio prazo.”

Uma loja Uniqlo em Xangai. Fotógrafo: Qilai Shen/Bloomberg Fotógrafo: Chris Ratcliffe/Bloomberg

Os gastos mais fracos dos consumidores e o clima mais quente do que o esperado até o momento na China também foram motivos para as vendas fracas no primeiro trimestre, disse ele.

A empresa manteve inalterada sua previsão para o ano inteiro. Espera-se que as vendas mais altas na América do Norte, Europa e região da Ásia-Pacífico impulsionem um aumento de 5,8% no lucro operacional da empresa para 530 bilhões de yuans no ano fiscal que se encerra em agosto, em relação ao ano anterior, disse a empresa em outubro.

As ações saltaram 54% no ano passado, enquanto o índice de referência Topix subiu 18%.

A Fast Retailing planeja aumentar os salários dos novos contratados em 10%, para 330.000 yuans por mês, e os salários dos novos gerentes de loja em 5,1%, para 410.000 de yuans por mês, informou no início desta semana.

O crescimento mais forte do que o esperado das vendas no Japão no primeiro trimestre pode persistir no segundo trimestre devido ao clima mais frio do inverno e compensar as possíveis quedas de receita decorrentes do sentimento de compra enfraquecido na China continental, de acordo com os analistas da Bloomberg Intelligence, Catherine Lim e Trini Tan.

Os principais desafios são as vendas na China, a capacidade limitada da empresa de reduzir descontos e lidar com a escassez de estoque em todas as regiões, disse Chelsey Tam, analista de ações da Morningstar Inc.

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