Negócios

Quem é Linda Yaccarino, nova CEO do Twitter

Ela trabalhava como chefe de publicidade da NBCUniversal. Musk passa a atuar como diretor de tecnologia e presidente-executivo.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 6 min

A chefe de publicidade da NBCUniversal, Linda Yaccarino, está assumindo o comando do Twitter (TWTR34), onde enfrentará um êxodo de profissionais de marketing que deixaram a plataforma de mídia social desde que Elon Musk assumiu.

Linda Yaccarino, CEO do Twitter Photographer: Jason Alden/Bloomberg

Musk postou em um tweet na sexta-feira (12) depois que a NBCUniversal anunciou sua saída. 

“Estou animado para dar as boas-vindas a Linda Yaccarino como a nova CEO do Twitter!” Ansioso para trabalhar com Linda para transformar esta plataforma em X, o aplicativo de tudo.” 

O bilionário disse que se tornará diretor de tecnologia e presidente-executivo.

Yaccarino pode estar em uma posição única para lidar com as consequências da aquisição do Twitter por Musk no ano passado. Apesar de um ligeiro aumento no número de usuários diários desde o início de 2022, a receita do Twitter caiu 50% desde outubro como resultado de um “declínio maciço” na publicidade, disse Musk em março. Na NBC, Yaccarino ajudou a lançar o serviço de streaming baseado em anúncios Peacock e liderou parcerias com várias empresas de tecnologia, incluindo Snapchat, YouTube e, é claro, Twitter.

“Ela provavelmente é exatamente o que Elon precisa para estabelecer a confiança entre os anunciantes”, disse Martin Sorrell, presidente do conselho da S4Capital Plc e ex-CEO da WPP Plc. “Ela vai ter que fazer algo para garantir que tudo esteja ótimo do ponto de vista operacional.”

Musk comprou o Twitter por US$ 44 bilhões em outubro passado e indicou que ficaria no comando por um tempo limitado para concluir a reforma organizacional que achava que a empresa precisava para prosperar. Em dezembro, Musk perguntou a seus seguidores no Twitter se ele deveria deixar o cargo de CEO, e 57,5% disseram que sim . 

Elon Musk Photographer: Patrick T. Fallon/Bloomberg

Como também CEO da Tesla Inc. e da Space Exploration Technologies Corp., Musk reclamou de ter “muito trabalho” e dormir na sede do Twitter em San Francisco enquanto implementava mudanças radicais. 

Musk atraiu críticas por suas mudanças abruptas de política no Twitter e negligência em seus outros negócios. Ele também mudou o nome corporativo da controladora do Twitter para X Holdings, uma entidade que poderia eventualmente ser o guarda-chuva de todos os seus negócios – uma ideia sobre a qual ele refletiu publicamente. Musk também disse que quer levar o Twitter além da mídia social e transformá-lo em um “aplicativo para tudo”, incluindo serviços financeiros.

Demissões

Durante seu mandato, Musk cortou milhares de empregos, reduziu a moderação de conteúdo da empresa e permitiu que contas anteriormente banidas por quebra de regras voltassem. Um controverso plano de serviço de assinatura, o Twitter Blue, tem falhado, atraindo menos de 1% da base de usuários. O Twitter precisa aumentar as vendas para pagar US$ 12,5 bilhões em dívidas que a empresa assumiu quando Musk a comprou. Espera-se que os juros anuais ultrapassem US$ 1,2 bilhão.

“Posso dizer que ela seria minha primeira escolha, e minha única escolha, para salvar a plataforma das mãos de seu dono”, disse Lou Paskalis, que assessora profissionais de marketing como diretor de estratégia da Ad Fontes Media, no Twitter. “Ainda não consigo entender por que ela se submeteu a @elonmusk, no entanto!”

Yaccarino terá as mãos ocupadas desde o primeiro dia no lado operacional, mas também em lidar com o mercurial Musk, que dirige a empresa quase sozinho desde que assumiu e uma vez brincou que “ninguém quer o trabalho que pode realmente manter Twitter vivo.”

Musk já tem uma relação amigável com Yaccarino, que o entrevistou no mês passado em uma importante conferência de publicidade em Miami e o chamou de “amigo” e “companheiro” no palco. Recentemente, o Twitter e a NBCU expandiram sua parceria nos Jogos Olímpicos.

Yaccarino enfatizou repetidamente em sua entrevista com Musk que o que os anunciantes procuram no Twitter é proteção. A certa altura, ela perguntou francamente a Musk se ele achava que havia “reduzido o risco” da plataforma o suficiente para garantir aos anunciantes que suas campanhas não chegariam a “lugares terríveis e odiosos”.

Ela também não teve medo de arrastar os tweets do próprio Musk para essa conversa. Em seu cargo na NBC, que tem uma grande parceria de distribuição com o Twitter, Yaccarino disse: “Há dias em que vejo alguns de seus tweets e gostaria de poder dizer: ‘Pare de ajudar a situação?’” Ela acenou com a cabeça.

FILE PHOTO: Elon Musk’s Twitter profile is seen on a smartphone placed on printed Twitter logos in this picture illustration taken April 28, 2022. REUTERS/Dado Ruvic/Illustration/File Photo

Musk twittou na quinta-feira (11) que havia encontrado um novo CEO, mas não nomeou o indivíduo. Isso gerou especulações imediatas sobre Yaccarino – em um momento estranho para a NBCUniversal. A empresa está programada para fazer sua apresentação anual aos anunciantes no Radio City Music Hall, em Nova York, na segunda-feira. Os chamados eventos iniciais, que duram a semana, são quando as principais empresas de mídia começam a vender publicidade para a temporada de outono na TV. Yaccarino normalmente teria desempenhado um papel importante nas apresentações da NBCU, mas não se espera que apareça agora, disse uma pessoa familiarizada com as discussões.  

As apresentações deste ano já foram prejudicadas por uma greve de roteiristas que pode resultar em grandes atrasos na produção e programação da TV. Espera-se que o evento da NBCUniversal se concentre fortemente na publicidade online, já que a empresa promove ainda mais sua linha de filmes e programas de TV no Peacock. A NBCUniversal, uma divisão da Comcast Corp., foi abalada no mês passado pela demissão de seu CEO, Jeff Shell, devido a uma denúncia de assédio sexual feita por um funcionário.

Mark Marshall se tornará presidente interino do grupo global de publicidade e parcerias da NBCUniversal, informou a empresa.

“Somos gratos pela liderança de Linda Yaccarino no negócio de vendas de publicidade da NBCUniversal e pela equipe e plataforma inovadoras que ela construiu”, disse o presidente da Comcast, Mike Cavanagh. “Linda fez inúmeras contribuições para a empresa durante seus 12 anos de mandato e desejamos a ela o melhor.”

Mais Vistos