Refinaria indiana Nayara envia carga rara de combustível para Brasil e Turquia

Este foi o primeiro embarque da refinaria para a América do Sul desde agosto de 2022

Por
Publicidade

A refinaria indiana Nayara Energy — alvo de sanções da União Europeia que visam restringir o fluxo de petróleo bruto russo — ampliou os esforços para contornar as restrições ao retomar as vendas para mercados distantes, como o Brasil.

O Blue Ember — um petroleiro de longo alcance transportando mais de 60.000 toneladas de diesel da refinaria da Nayara — começou a descarregar no Porto de Santos na semana passada, de acordo com dados de rastreamento de navios.

As leituras de calado atualizadas na segunda-feira indicam que a carga foi entregue, o que marca o primeiro embarque da refinaria para a América do Sul desde agosto de 2022.

No Brasil, o navio — que também foi sancionado pela UE e pelo Reino Unido — desembarcou no Terminal AGEO, instalação com tanques que podem armazenar produtos antes da redistribuição aos usuários finais, seja por meio de outros navios ou por caminhões.

O embarque ocorreu após entregas recentes da Nayara para a Turquia, onde o Blage e o Ocean Autumn transportaram diesel para Mersin em meados de setembro. As entregas foram as primeiras da refinaria para o país desde julho de 2021.

Sanções à petroleira

A Nayara — parcialmente de propriedade da empresa russa Rosneft — foi atingida por sanções da UE em julho, quando o bloco intensificou os esforços para restringir a tentativa de Moscou de lucrar com as vendas de petróleo bruto em meio à guerra na Ucrânia.

Embora as restrições tenham causado inicialmente interrupções consideráveis, a refinaria vem, desde então, retornando às operações normais, em parte com uma maior dependência da chamada frota paralela.

O porta-voz da Nayara não respondeu as pedidos de entrevista.

O administrador do Blue Ember está listado como EMT Gemi Isletmeciligi, em Istambul, de acordo com o banco de dados Equasis. Não há informações de contato disponíveis. O proprietário do petroleiro é a Blue Maritime Services & Trading, que compartilha o mesmo endereço registrado com o EMT Gemi Isletmeciligi, e também não divulga informações de contato.

O dono do Blage é a Bright Maritime Services, que também compartilha o mesmo endereço com a EMT Gemi Isletmeciligi, no Equasis. O banco de dados não forneceu nenhum contato da Bright Maritime. O proprietário e o administrador do Ocean Autumn são listados como Venus Gas, que não respondeu aos pedidos de comentário.

Exit mobile version