O presidente Donald Trump vem incentivando empresas petrolíferas americanas a retornarem ao país sul-americano e aumentarem a produção, após a deposição do líder venezuelano Nicolás Maduro. Ainda assim, produtores demonstraram cautela em retomar operações na Venezuela, com o presidente-executivo da ExxonMobil Corp. afirmando que o país atualmente é “inviável para investimentos”.
O comentário de Darren Woods provocou a irritação de Trump com a Exxon, mesmo enquanto outros executivos do setor ecoavam a mesma cautela. Pouyanné, CEO da TotalEnergies, disse que levaria anos para elevar a produção de petróleo da Venezuela para acima de 3 milhões de barris por dia, a partir de menos de 1 milhão atualmente.
“Eu sei que as pessoas querem correr para lá, mas consigo entender que será necessário um marco regulatório claro para poder investir e que isso levará tempo”, disse Pouyanné em uma conferência em Abu Dhabi. “Talvez seja possível acrescentar facilmente de 100 mil a 200 mil barris por dia, mas, se você estiver falando em 1 milhão de barris por dia, isso vai exigir US$ 100 bilhões.”
A produção da Venezuela tem oscilado recentemente em torno de quase 1 milhão de barris por dia, bem abaixo do pico dos anos 1970, de cerca de 4 milhões de barris diários. Uma retomada exigiria que as empresas reconstruíssem ou substituíssem plataformas abandonadas, oleodutos com vazamentos e equipamentos danificados por incêndios. Executivos do setor também querem marcos legais e garantias para seus investimentos, além de segurança para seus funcionários.
Pouyanné duvidou que a Venezuela seja relevante para o mercado de petróleo neste ano.
“Não estou convencido de que isso terá um impacto direto no mercado em 2026”, afirmou. “A verdade é que isso não está no topo da minha agenda.”
TotalEnergies e Exxon estão entre as empresas ocidentais que tiveram de deixar o país depois que o governo venezuelano, sob Hugo Chávez, assumiu o controle de seus ativos e operações. A Chevron Corp. é a única grande empresa ocidental que ainda atua na Venezuela, sob uma autorização especial que a isenta do risco de sanções.
