Site icon InvestNews

Segundo maior exportador de frutas cítricas, África do Sul descobre mofo em lavouras

Uma fazenda de cítricos na África do Sul: Waldo Swiegers/Bloomberg

Autoridades da África do Sul, o maior exportador mundial de frutas cítricas depois da Espanha, descobriram uma praga em pomares comerciais que atinge brotos de mamão em duas províncias e alertaram os agricultores para que tenham cuidado ao mover as plantas para impedir a disseminação.

O departamento de agricultura informou que encontrou o patógeno – também conhecido como mofo cinzento e capaz de destruir milhares de hectares de várias espécies, incluindo abacaxi e frutas cítricas, nas províncias de Limpopo e Mpumalanga – no extremo norte do país.

O departamento iniciou uma pesquisa de delimitação em todas as áreas de produção para determinar a extensão e a disseminação da praga no país e estabeleceu medidas fitossanitárias para restringir o movimento de material hospedeiro de áreas infestadas, informou o departamento em um comunicado na quarta-feira (22).

“Os agricultores e os membros da comunidade são incentivados a praticar um controle cultural eficaz”, afirmou. As autoridades também pediram aos viajantes internacionais que evitem a importação ilegal de commodities agrícolas, pois isso pode introduzir “novas pragas e doenças que são caras e difíceis de gerenciar”.

Exit mobile version