Negócios
SpaceX lança tripulação com bilionário em missão espacial
Formada por um bilionário, um piloto de militar aposentado e dois funcionários da SpaceX, a tripulação decolou do Centro Espacial Kennedy da Nasa
Quatro astronautas foram ao espaço na manhã desta terça-feira em uma cápsula Crew Dragon modificada da SpaceX. Foi o início da missão Polaris Dawn de cinco dias, que tem como objetivo testar novos projetos de trajes espaciais e realizar a primeira caminhada espacial particular.
A tripulação, formada por um empresário bilionário, um piloto de caça militar aposentado e dois funcionários da SpaceX, decolou do Centro Espacial Kennedy da Nasa, na Flórida, por volta das 6h23 (horário de Brasília). A missão Polaris Dawn é a primeira dos três voos espaciais dos quais Jared Isaacman, fundador da Shift4 Payments, vai participar.
Além dele, fazem parte da tripulação o piloto Scott Poteet, a especialista Sarah Gillis e a oficial médica Anna Menon. Ambas as astronautas são funcionárias da SpaceX.
A cápsula alcançou a órbita cerca de nove minutos e meio depois, e a tripulação ficou brincando com um pequeno cachorro de pelúcia de astronauta enquanto a queda livre – gravidade zero – se tornava aparente. A Crew Dragon se separou de seu suporte três minutos depois disso, com as câmeras de bordo revelando uma vista espetacular da cápsula sobre a Terra iluminada pelo Sol.
“Ao olharem para a Estrela do Norte, lembrem-se de que sua coragem ilumina o mapa para futuros exploradores”, disse o diretor de lançamento da SpaceX, Frank Messina, à tripulação por rádio. “Confiamos em suas habilidades, coragem e trabalho em equipe para realizar a missão que temos pela frente. … Estamos mandando um abraço do solo para vocês.”
O propulsor Falcon 9 da missão aterrissou com segurança em uma plataforma marítima.
LEIA MAIS: Nasa escolhe a SpaceX, de Elon Musk, para resgatar astronautas presos no espaço
É a quinta – e mais arriscada – missão privada da Crew Dragon até o momento. A espaçonave acabará por se estabelecer em uma órbita oval, passando o mais longe da Terra que qualquer ser humano terá se aventurado desde o fim do programa lunar Apollo dos EUA em 1972, a até 1.400 km.
Uma tentativa de lançamento no mês passado foi adiada horas antes da decolagem devido a um pequeno vazamento de hélio no equipamento de solo na plataforma de lançamento da SpaceX. A SpaceX consertou o vazamento. O lançamento de terça-feira foi adiado em cerca de duas horas devido ao clima desfavorável.
No passado, somente astronautas altamente treinados e bem financiados pelo governo fizeram caminhadas espaciais. Foram realizadas cerca de 270 na Estação Espacial Internacional (ISS) desde sua criação em 2000 e 16 por astronautas chineses na estação espacial Tiangong de Pequim.
A caminhada espacial da Polaris Dawn está planejada para o terceiro dia da missão, a 700 km de altitude, e durará cerca de 20 minutos. A nave Crew Dragon da SpaceX despressurizará lentamente toda a sua cabine – ela não tem câmara de vácuo como a ISS – e todos os quatro astronautas contarão com seus trajes espaciais mais finos, construídos pela SpaceX, para obter oxigênio.
(Reportagem de Joey Roulette em Washington e Gerry Doyle em Cingapura)
Veja também
- CBA vende participação na Alunorte para a Glencore por R$ 236,8 milhões
- BRF compra fábrica e passa a ser a primeira empresa de proteínas a produzir na China
- Argentina anuncia licitação para privatizar hidrovia Paraguai-Paraná
- Petrobras confirma plano de investir mais de R$ 635 bilhões entre 2025 e 2029
- Enel prepara plano de investimentos para buscar renovação de suas concessões no Brasil