Em um documento protocolado na noite de sexta-feira junto à Federal Communications Commission (FCC), a empresa afirma que pretende criar uma rede alimentada por energia solar para “acomodar o crescimento explosivo da demanda por dados impulsionada pela IA”.
“Lançar uma constelação de um milhão de satélites que operem como data centers orbitais é um primeiro passo rumo a uma civilização de nível Kardashev II — capaz de aproveitar todo o poder do Sol — ao mesmo tempo em que sustenta aplicações de IA para bilhões de pessoas hoje e garante um futuro multiplanetário para a humanidade entre as estrelas”, escreveu a SpaceX no pedido.
O sistema, que poderia ser colocado em órbita com o foguete reutilizável Starship, seria uma alternativa mais barata e ambientalmente sustentável aos data centers em terra, segundo o documento.
Ao contrário das estruturas terrestres, que exigem sistemas de resfriamento com grande consumo de água, os data centers orbitais utilizariam o resfriamento radiativo do espaço para dissipar calor. Além disso, a dependência de baterias seria menor, já que os satélites captariam energia diretamente do Sol.
Musk comentou os relatos sobre o pedido em uma publicação no X na manhã de sábado: “Achei que começaríamos pequenos e iríamos crescendo”.
De acordo com o documento, os satélites — que se comunicariam entre si por meio de links a laser — seriam lançados em altitudes entre 500 quilômetros e 2.000 quilômetros, em uma órbita que garantiria acesso quase constante à luz solar.
O pedido à FCC ocorre em um momento em que a SpaceX, que avalia realizar uma abertura de capital ainda neste ano, estuda uma possível fusão com a xAI, empresa de IA de Musk. A operação unificaria fluxos de caixa e reuniria competências em inteligência artificial, fabricação de satélites e lançamentos espaciais, segundo a Bloomberg. A companhia também considera uma alternativa envolvendo a Tesla.
Musk tem falado publicamente sobre a necessidade de data centers orbitais e sobre a intenção de suas empresas de liderar esse avanço tecnológico. O tema voltou à tona recentemente durante o World Economic Forum, realizado em Davos.
“É uma decisão óbvia construir data centers de IA no espaço”, disse Musk no evento. “O lugar de menor custo para a IA será o espaço — e isso será verdade em dois anos, talvez três no máximo.”
