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Starbucks vende fatia de 60% em sua unidade na China para Boyu Capital por US$ 4 bilhões

Empresa buscava parceiro para operar suas lojas na China: a Starbucks chegou ao país asiático em 1999

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A Starbucks firmou um acordo para a venda de até 60% de seus negócios na China para a gestora de private equity Boyu Capital por US$ 4 bilhões, numa tentativa de melhorar o desempenho da rede de cafeterias no país. 

O acordo prevê Boyu Capital deterá até 60% de participação nas operações de varejo da Starbucks na China por meio de uma nova joint venture com a rede de cafeterias, segundo comunicado das empresas. A Starbucks manterá os 40% restantes e continuará licenciando a marca e a propriedade intelectual para a joint venture.

O Starbucks buscava um parceiro para sua operação no país asiático para ajudar a traçar sua estratégia de expansão na China, onde possui cerca de 8.000 lojas desde a inauguração de sua primeira unidade na capital Pequim, em 1999. A Bloomberg havia noticiado anteriormente que a Boyu era a favorita para fechar o negócio e que a Starbucks avaliava cinco propostas de potenciais compradores.

“Enxergamos um caminho para crescer dos atuais 8.000 cafés Starbucks para mais de 20.000 ao longo do tempo”, disse Brian Niccol, CEO da Starbucks, em uma postagem no blog de notícias da marca. 

De acordo com o comunicado, a Starbucks espera que o valor total de seus negócios de varejo na China ultrapasse US$ 13 bilhões, incluindo o valor das licenças.

As ações da empresa de venda de café subiam 1,3% às 17h16, no pregão estendido em Nova York. Os papéis acumulam queda de cerca de 11% neste ano, ficando atrás da alta de quase 17% do índice S&P 500.

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