Negócios

Temor por privacidade afeta avaliação de bancos e plataformas; veja comparação

Na avaliação geral dos clientes, apenas Banco do Brasil e Easynvest tiveram melhora em fevereiro, segundo levantamento.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 2 min

Preocupações após o incidente de vazamento de dados afetaram a avaliação de clientes de instituições financeiras em fevereiro. É o que aponta uma pesquisa do Centro de Estudos em Finanças da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGVcef), em parceria com a Toluna. A pesquisa revela ainda que, entre as plataformas pesquisadas, a Easynvest tem a melhor avaliação de seus clientes. Entre os bancos, o posto é do Bradesco (BBDC3 e BBDC4).

Considerando a média de todos os bancos e plataformas pesquisadas, o Índice de Qualidade de Atendimento de Bancos e Plataformas caiu 2,19% em fevereiro na comparação com janeiro. Esse resultado foi puxado pelos critérios privacidade (-5,08%) e responsabilidade (-3,62%). A pesquisa mostra que, apesar de não haver informações sobre vazamentos de dados de clientes das instituições especificamente, o incidente causou preocupações de maneira geral.

Divisão por instituição

O levantamento também faz a divisão da avaliação dos clientes entre bancos e plataformas, além da separação por instituições.

Nessa comparação, a Easynvest foi a que teve a melhor avaliação dos clientes, seguida por BTG Pactual e XP. A Easynvest foi a plataforma mais bem avaliada nos critérios Eficiência, Privacidade, Valor Percebido, Lealdade, Responsabilidade e Disponibilidade. Já o BTG foi o melhor em Realização, Contato e Aconselhamento.

Já entre os bancos, o Bradesco foi o banco melhor avaliado pelos clientes em fevereiro, seguido pelo Itaú (ITUB4 e ITUB3), Banco do Brasil (BBAS3) e Caixa Econômica Federal. O Bradesco apresentou as melhores notas nos critérios Privacidade, Contato, Valor Percebido, Lealdade e Aconselhamento, enquanto o Itaú Unibanco apresentou as melhores notas em Eficiência, Realização, Responsabilidade e Disponibilidade.

Em termos de avanços, somente Banco do Brasil e Easynvest tiveram melhora na avaliação dos clientes entre janeiro e fevereiro. Todas as demais organizações sofreram redução na nota geral de avaliação pelos clientes.

Mais Vistos