Negócios

TGI Friday’s vai pedir recuperação judicial nos EUA

Companhia negocia com credores um empréstimo para garantir funcionamento durante o processo

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 3 min

TGI Friday’s

A rede de restaurantes TGI Friday’s está buscando financiamento enquanto se prepara para entrar com um pedido de recuperação judicial nas próximas semanas, de acordo com fontes familiarizadas com seus planos. A empresa tem enfrentado dificuldades para reverter os resultados de um negócio pressionado pelos orçamentos mais apertados dos clientes e pela preferência por alimentos mais rápidos.

Segundo essas fontes, que pediram anonimato, a companhia está em negociações com credores em busca de um empréstimo que lhe permita continuar operando seus restaurantes durante o processo do “Chapter 11”, a legislação americana de recuperações e falências, e, eventualmente, ressurgir como uma empresa mais eficiente.

LEIA MAIS: Tupperware formaliza recuperação judicial nos EUA

A TGI Friday’s está sendo assessorada por advogados do escritório Ropes & Gray LLP em seus preparativos para o pedido de RJ, embora os planos ainda não sejam definitivos e possam sofrer alterações, segundo as fontes. Nem os representantes da empresa nem os advogados responderam aos pedidos de comentário. O site Debtwire foi o primeiro a relatar a possibilidade.

Entre as obrigações financeiras da TGI Friday’s estão títulos garantidos por ativos, que recentemente causaram tensão quando a administração da empresa descumpriu os termos, ao não enviar documentos aos detentores dos títulos dentro do prazo. Como resultado dessa violação, a companhia teve de entregar o controle de alguns ativos a um gestor externo.

A TGI Friday’s é apenas uma das várias redes de restaurantes de refeições casuais que têm enfrentado a concorrência crescente de redes de fast-casual, como o Chipotle, que conquistaram parte de seu mercado nos últimos anos. O impacto dessa tendência foi intensificado pelas prolongadas paralisações e pela queda no fluxo de clientes devido à pandemia de Covid-19.

Em maio deste ano, a Red Lobster Management também entrou com pedido de recuperação judicial após anos de prejuízos, agravados por uma promoção chamada “Endless Shrimp”, que gerou perdas financeiras.

A rede Hooters, conhecida por suas asas de frango e pelas roupas características de suas garçonetes, também está em negociações com credores e consultores, uma vez que a queda em sua receita forçou o fechamento de algumas unidades, segundo a Bloomberg.

A TGI Friday’s foi fundada no Upper East Side de Manhattan, nos anos 1960. A rede se expandiu por todo os Estados Unidos, com uma decoração composta por uma grande variedade de antiguidades e lembranças, muitas vezes locais — estilo que já foi abandonado pela marca.

Mais Vistos