Vendas da BYD caem pela primeira vez em 18 meses

Competição no mercado de veículos elétricos da China foi o principal responsável por resultado negativo da BYD

Por
Publicidade

As vendas mensais da fabricante de veículos elétricos BYD caíram pela primeira vez em mais de 18 meses, mesmo com os concorrentes domésticos da empresa relatando fortes ganhos em meio à acirrada competição no mercado chinês.

A queda foi 5,5%, com 396.270 unidades vendidas no mês passado, marcando a primeira contração anual da BYD desde fevereiro de 2024.

Excluindo as flutuações em torno do feriado do Ano Novo Lunar, seria a primeira queda nas remessas desde 2020, quando a Covid interrompeu as cadeias de suprimentos.

A queda ocorre após a empresa ter reduzido sua meta de vendas para este ano em 16%, para 4,6 milhões de unidades.

Como setembro e outubro costumam ser meses movimentados para o mercado automotivo na China, a BYD e seus concorrentes provavelmente buscarão aproveitar ao máximo o último trimestre para atingir suas metas anuais de vendas.

Um imposto sobre a compra de veículos elétricos selecionados retornará em incrementos a partir de 2026, levando analistas a prever um aumento nas entregas, já que os consumidores buscam aproveitar a isenção fiscal antes que ela expire.

Concorrente na cola da BYD

Em contraste, a Geely está rapidamente alcançando sua maior rival, vendendo 273.125 unidades em setembro, representando um crescimento de 35% em relação ao ano anterior.

O grupo está passando por uma reestruturação para competir melhor com a BYD, incluindo a privatização de sua marca Zeekr EV, que está em processo de retirada da Bolsa de Valores de Nova York.

Outras marcas que também tiveram um setembro de crescimento incluem a Xpeng, cujas entregas aumentaram 95% em relação ao ano anterior, para 41.581 unidades, e a Zhejiang Leapmotor Technology Co., que aumentou as vendas em 97%, para 66.657 unidades.

Com Pequim apelando a diversos setores, incluindo o automobilístico, para que ponham fim às guerras de preços insustentáveis, os fabricantes podem ter dificuldades para manter o ritmo de vendas com grandes descontos. Embora a campanha do governo pareça ter tido apenas um efeito limitado sobre as montadoras.

Exit mobile version