Vitol, uma das maiores traders de petróleo, sela acordo de US$ 240 milhões para voltar a explorar minério de ferro

Além de minério de ferro, empresa também colocou no radar alumínio e cobre

Por

O Vitol Group, uma das maiores traders de petróleo, assinou seu primeiro acordo de financiamento plurianual para metais. Com isso, a empresa está intensificando sua presença no setor de minérios, depois de um longo período fora do mercado.

A trading conseguiu uma linha de crédito de US$ 240 milhões para uma subsidiária da CIA Siderúrgica Nacional para a entrega de 6 milhões de toneladas de minério de ferro em 4 anos. A informação é da diretoria da Vitol, em um comunicado feito nesta segunda-feira (14).

Foco em cobre, alúminio e ferro

A Vitol está fortalecendo sua equipe de trading de metais, com contratações da Glencore Plc e da Mercuria Energy Group Ltd., com foco em cobre, alumínio e minério de ferro. Na semana passada, lançou uma joint venture de financiamento voltada para mineradoras nas Américas.

“Estamos ansiosos para expandir nossa presença neste mercado e em toda a cadeia de valor da siderurgia”, disse Derek Wilson, chefe global de matérias-primas siderúrgicas da Vitol, em comunicado.

Os comerciantes de energia estão usando os lucros expressivos obtidos nos últimos anos para adquirir ativos e fechar acordos de compra de commodities.

Isso está abalando os mercados de metais, nos quais a maioria dos comerciantes não tem tamanho suficiente para investir centenas de milhões de dólares.

Esses acordos também são benéficos para produtores e mineradoras, especialmente no setor de minério de ferro, cujos preços vêm caindo devido à fragilidade do setor de construção civil da China.

Exit mobile version