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Tesla faz recall do Cybertruck por problemas no limpador de pára-brisa e acabamento do porta-malas

Recalls são o mais recente revés para o veículo cuja produção em massa deverá começar no próximo ano

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A Tesla está fazendo o recall de 11,7 mil unidades do Cybertruck, pois uma falha no limpador de pára-brisa pode reduzir a visibilidade e aumentar o risco de acidentes, disse a Agência Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário dos Estados Unidos (NHTSA, na sigla em inglês).

A fabricante de veículos elétricos também está fazendo o recall de 11,4 mil unidades da picape, pois uma peça na caçamba do porta-malas pode ter sido fixada incorretamente, potencialmente se soltando e criando um perigo na estrada para os motoristas que vêm atrás, acrescentou a NHTSA.

A empresa fez recall de quase 4 mil Cybertrucks em abril para consertar um pedal do acelerador que poderia se soltar e ficar preso no acabamento interno.

Os recalls são o mais recente revés para o veículo cuja produção em massa deverá começar no próximo ano. A Tesla também ainda não divulgou quantas picapes entregou aos consumidores em seu relatório trimestral de entregas e produção.

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A empresa começou a entregar o veículo inspirado em “Blade Runner” em novembro de 2023, após anos de atraso e um difícil aumento de produção que o presidente-executivo da companhia, Elon Musk, descreveu como a Tesla cavando sua própria “sepultura”.

“A corrente elétrica excessiva pode causar falha no controlador do motor do limpador de pára-brisa dianteiro”, disse o regulador de segurança automotiva em uma carta de reconhecimento de recall na segunda-feira.

No primeiro trimestre deste ano, a Tesla teve três recalls que afetaram cerca de 2,4 milhões de veículos, de acordo com um relatório da empresa de gestão de recalls BizzyCar.

O número inclui 2,2 milhões de veículos recolhidos nos Estados Unidos devido ao tamanho incorreto da fonte nas luzes de advertência.

Embora os problemas mais recentes não possam ser corrigidos remotamente, a maioria dos problemas relacionados aos recalls da Tesla geralmente são resolvidos por meio de atualizações de software sem fio.

(Reportagem de Akash Sriram em Bengaluru)

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