Off Work

Olimpíadas 2024: o que você não pode deixar de ver nesta terça (30)

Destaques incluem chance de medalha inédita na ginástica e disputa de compatriotas no surfe

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 5 min

Brasil já garantiu três medalhas nas Olimpíadas de Paris 2024. Fotos: Gaspar Nobrega e Wander Roberto/COB

Esta terça-feira (30) é dia de torcer por mais medalhas para o Brasil no judô, surfe e ginástica artística.

Desde o início das Olimpíadas de Paris, a delegação brasileira já conquistou três medalhas (uma prata no judô e dois bronzes, no judô e no skate). Com isso, o país chegou a 153 medalhas em jogos olímpicos, com o judô se consolidando como o esporte que mais rende pódios ao Brasil.

Veja abaixo os destaques da programação olímpica do dia e a programação completa das Olimpíadas de Paris (sempre no horário de Brasília):

LEIA MAIS: Guia completo das Olimpíadas de Paris

5h e 12h15 – Judô (Feminino e Masculino)

Ketleyn Quadros, que já tem uma medalha de bronze olímpica, e Guilherme Schmidt começam a disputa do dia no judô a partir das 5h (do horário de Brasília). Ketleyn, de 36 anos, conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008, tendo sido a primeira mulher a ganhar uma medalha em esportes individuais para o país na história das Olimpíadas. Ela compete na categoria até 63 kg. Schmidt é campeão pan-americano e disputa a sua primeira Olimpíada. na categoria até 81 kg.

Os judocas disputam até cinco lutas para conquistar a medalha. As finais estão programadas para serem disputadas a partir das 11h.

LEIA MAIS: Quais são os tipos de doping mais comuns nas Olimpíadas?

Ketleyn Quadros, que levou o bronze no judô em Pequim-2008, compete pelo Brasil nesta terça (30). Foto: Luiza Moraes/COB

6h – Natação (Feminino e Masculino)

Em meio à polêmica envolvendo a nadadora Ana Carolina Vieira, que foi expulsa da delegação brasileira por indisciplina, os nadadores voltam à piscina nesta terça-feira para disputa por medalhas. 

Entre os destaques estão a disputa da tradicional prova dos 100 metros livre, com a participação dos brasileiros Marcelo Chierighini (foto) e Guilherme Caribé, a partir das 5h, buscando vaga na semifinal.Também teremos a disputa dos 200 metros borboleta, com a participação do brasileiro Nicolas Albiero, e dos 1.500 metros livre, com Beatriz Dizzotti.

LEIA MAIS: Quais são os esportes olímpicos?

Marcelo Chierighinidisputa os 100 metros livres na natação. Foto Luiza Moraes/COB

13h15 – Ginástica Artística (Feminina)

As ginastas brasileiras Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Julia Soares e Lorrane Oliveira disputam a final por equipes a partir das 13h15. A classificação aconteceu no domingo, quando as brasileiras somaram 166.499 pontos e terminaram na quarta posição entre as equipes, atrás de Estados Unidos, Itália e China.

A seleção norte-americana, com a presença de Simone Biles, é a grande favorita à medalha de ouro e se qualificou em primeiro lugar.

A diferença de pontos entre a segunda e a quarta colocações é de menos de meio ponto. O Brasil nunca conquistou uma medalha olímpica por equipes na ginástica artística, mas levou a prata no último campeonato mundial, em outubro de 2023.

LEIA MAIS: Collant da Simone Biles é o mais caro entre equipamentos dos maiores do mundo

No domingo (28), a delegação da ginástica artística feminina conseguiu se classficiar para a final por equipes. Na foto, (E-D) a treinadora Iryna Ilyashenko, Júlia Soares, Lorrane Oliveira, Rebeca Andrade, Flavia Saraiva e Jade Barbosa e o treinador Francisco Porath Neto. Foto: Miriam Jeske/COB

14h – Handebol (Feminino)

A seleção brasileira feminina de handebol enfrenta as donas da casa, as francesas, a partir das 14h, precisando de uma vitória para seguir na disputa.

O Brasil estreou vencendo a Espanha, mas perdeu para a Hungria na segunda rodada. A França venceu os dois primeiros jogos, contra Hungria e Holanda. Será dureza.

LEIA MAIS: Paris-2024: Quanto custam as Olimpíadas?

O Brasil busca a segunda vitória no handebol feminino. Na imagem, a atleta Jéssica Quintino, durante o jogo contra a Hungria. Foto: Luiza Moraes / COB

14h, 18h15 e 22h45 – Surfe (Feminino e Masculino)

Nesta terça-feira serão definidas as disputas no surfe masculino e feminino. A fase de quartas-de-final começa a partir das 14h, no masculino, e das 16h15, no feminino, na praia de Tehuapo’o, no Taiti.

E o Brasil vai ter disputa direta: Gabriel Medina vai enfrentar João Chianca nas quartas de final do surfe.

As semifinais começam às 18h15 e a disputa por medalha está prevista para acontecer a partir das 22h45.

LEIA MAIS: Quanto custa a prancha de surfe do Gabriel Medina?

O surfista Gabriel Medina durante as Olimpíadas de Paris 2024, na praia de Tehuapo’o, no Taiti. Foto: William Lucas/COB

16h – Basquete (Masculino)

Após estrear com derrota para a França, o Brasil volta à quadra nesta terça-feira, às 16h, para enfrentar a Alemanha. Os alemães venceram o Japão na estreia. Para o Brasil, só a vitória interessa para se manter com chances na competição do basquete masculino.

Japão e França se enfrentam às 12h15 no outro jogo do grupo do Brasil.

Pelo Grupo A, jogam às 6h Espanha x Grécia, e às 8h15, Canadá x Austrália. A seleção de basquete dos Estados Unidos jogará nesta quarta-feira (31), às 16h, contra o Sudão do Sul.

LEIA MAIS: ‘Bets’ invadem as Olimpíadas e ameaçam a integridade dos jogos

Leo Meindl é um dos destaques do basquete masculino nas Olimpíadas de Paris. Seleção brasileira precisa vencer a Alemanha para se manter na disputa. Foto: Wander Roberto/COB

Mais Vistos