Off Work

Olimpíadas 2024: Quais são os atletas brasileiros mais patrocinados?

Estudo da Ibope Repucom analisou 30 atletas com potencial de medalha em Paris; Filipe Toledo, Rayssa Leal e Ana Marcela Cunha lideram a lista de patrocinados

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 3 min

Estudo elaborado pelo Ibope Repucom levantou quais são os atletas olímpicos do Brasil mais procurados pelas marcas. Foram encontrados 196 patrocínios e 132 marcas diferentes para os 30 atletas analisados. Os três atletas com o maior número de empresas patrocinadoras são o surfista Felipe Toledo, a skatista Rayssa Leal e a nadadora Ana Marcela Cunha

Danilo Amâncio, coordenador de marketing da Ibope Repucom, destaca que mais de 60% dos brasileiros conectados confiam e gostam das marcas envolvidas em patrocínio esportivo, e 63% estão dispostos a experimentarem produtos e serviços de empresas que patrocinam equipes e atletas.

“Além de se associarem à imagem e conquistas dos atletas, as marcas patrocinadoras desempenham um papel fundamental no apoio durante o ciclo olímpico, oferecendo suporte financeiro e recursos para o avanço técnico e estrutural dos atletas, amplificando sua visibilidade antes, durante e depois das competições”, analisa Amâncio.

LEIA MAIS:

Quais são os atletas brasileiros com mais seguidores nas redes sociais?

Quanto ganham os jogadores do Dream Team de basquete dos EUA?

Os 10 atletas brasileiros com mais marcas de patrocínio

AtletaEsportePatrocíniosMarcas
Filipe ToledoSurfe16Banco do Brasil, Oakley, Corona, JBL, Hurley, Monster, Beyond, EcoBoard FT77, Cariuma, FCS, Fu-Wax, LZ Academy, Pasokin, Stance, Let’sPoke, Shape Eye e TubaSurf
Rayssa LealSkate13Louis Vitton, Samsung, Banco do Brasil, Nike, Vivo, Nescau, Monster, Lego, Docile, Odonto Company, April, Independent e Bones
Ana Marcela CunhaNatação13Petrobras, Vivo, XP Investimentos, Medley, JBL, Allians, Speedo, Riachuelo, Ajinomoto, NeoEnergia, UniSanta, Dux Nutrition e Remaza
Gabriel MedinaSurfe12Vivo, Oakley, Corona, JBL, Monster, Rip Curl, Blaze, OX Men, Integralmedica, Undo for Tomorrow, Mini Kalzone e Cabianca
Rebeca AndradeGinástica12Volvo, Panasonic, Adidas, Medley, Nivea, Parmalat, Riachuelo, Vult, Invisalign, Docile, Hemmer e Sankhya
Bia Haddad MaiaTênis11Itaú, Chevrolet, Tyffany & Co., Asics, Wilson, Stella Artois, Bauducco, Engie, Prudential, SMZTO e Adcos
Augusto AkioSkate10Banco do Brasil, Petrobras, China in Box, Evoke, Hocks, Layback Park, Lowpressure, Privê, Mundi, Green Box
Isaquias QueirozCanoagem8Banco do Brasil, Petrobras, Adidas, Oakley, Parmalat, Praticagem do Brasil, Nelo Kayaks e Braca-Sport
Marcus D’AlmeidaTiro com arco7Petrobras, Beiter, Axcel Archery, Max Recovery WiaWis, Nude e Easton
Pedro BarrosSkate7Ford, Vans, Givenchy, Red Bull, Evoke, Layback e Privê
Fonte: Ibope Reducom

Os 5 esportes com mais patrocínios

Os cinco esportes com mais patrocínios, de acordo com o estudo, são o surfe, com 34 marcas; skate, com 30 patrocínios; o vôlei, com 24; a ginástica artística, com 22; e a natação, com 19. 

SurfeSkateVôleiGinástica Natação
34 patrocínios30 patrocínios24 patrocínios22 patrocínios19 patrocínios
17%15%12%11%10%
3 atletas3 atletas3 atletas4 atletas2 atletas
Fonte: Ibope Repucom

Os 10 setores que mais patrocinam

Entre os setores que mais buscam estampar suas marcas nos esportistas olímpicos do Brasil estão moda, financeiro, equipamentos esportivos, alimentação e petróleo. Juntos, totalizaram 97 marcas, ou 47% do total. Moda e vestuário tem 27 patrocínios de 17 marcas para 22 dos 30 atletas analisados no estudo. O setor financeiro conta com 18 patrocínios de 10 marcas para 14 atletas. E o de equipamentos esportivos apoia 10 atletas com 18 patrocínios.

  • Moda e vestuário: 27 patrocínios
  • Financeiro: 18 patrocínios
  • Equipamentos esportivos: 18 patrocínios
  • Alimentação: 16 patrocínios
  • Petróleo: 13 patrocínios
  • Saúde: 12 patrocínios
  • Bens de consumo: 10 patrocínios
  • Bebidas não alcoólicas: 9 patrocínios
  • Higiene pessoal e beleza: 8 patrocínios
  • Suplementos: 8 patrocínios

Fonte: Ibope Repucom

Mais Vistos