Off Work
Olimpíadas 2024: Quais são os atletas brasileiros mais patrocinados?
Estudo da Ibope Repucom analisou 30 atletas com potencial de medalha em Paris; Filipe Toledo, Rayssa Leal e Ana Marcela Cunha lideram a lista de patrocinados
Estudo elaborado pelo Ibope Repucom levantou quais são os atletas olímpicos do Brasil mais procurados pelas marcas. Foram encontrados 196 patrocínios e 132 marcas diferentes para os 30 atletas analisados. Os três atletas com o maior número de empresas patrocinadoras são o surfista Felipe Toledo, a skatista Rayssa Leal e a nadadora Ana Marcela Cunha.
Danilo Amâncio, coordenador de marketing da Ibope Repucom, destaca que mais de 60% dos brasileiros conectados confiam e gostam das marcas envolvidas em patrocínio esportivo, e 63% estão dispostos a experimentarem produtos e serviços de empresas que patrocinam equipes e atletas.
“Além de se associarem à imagem e conquistas dos atletas, as marcas patrocinadoras desempenham um papel fundamental no apoio durante o ciclo olímpico, oferecendo suporte financeiro e recursos para o avanço técnico e estrutural dos atletas, amplificando sua visibilidade antes, durante e depois das competições”, analisa Amâncio.
LEIA MAIS:
Quais são os atletas brasileiros com mais seguidores nas redes sociais?
Quanto ganham os jogadores do Dream Team de basquete dos EUA?
Os 10 atletas brasileiros com mais marcas de patrocínio
Atleta | Esporte | Patrocínios | Marcas |
Filipe Toledo | Surfe | 16 | Banco do Brasil, Oakley, Corona, JBL, Hurley, Monster, Beyond, EcoBoard FT77, Cariuma, FCS, Fu-Wax, LZ Academy, Pasokin, Stance, Let’sPoke, Shape Eye e TubaSurf |
Rayssa Leal | Skate | 13 | Louis Vitton, Samsung, Banco do Brasil, Nike, Vivo, Nescau, Monster, Lego, Docile, Odonto Company, April, Independent e Bones |
Ana Marcela Cunha | Natação | 13 | Petrobras, Vivo, XP Investimentos, Medley, JBL, Allians, Speedo, Riachuelo, Ajinomoto, NeoEnergia, UniSanta, Dux Nutrition e Remaza |
Gabriel Medina | Surfe | 12 | Vivo, Oakley, Corona, JBL, Monster, Rip Curl, Blaze, OX Men, Integralmedica, Undo for Tomorrow, Mini Kalzone e Cabianca |
Rebeca Andrade | Ginástica | 12 | Volvo, Panasonic, Adidas, Medley, Nivea, Parmalat, Riachuelo, Vult, Invisalign, Docile, Hemmer e Sankhya |
Bia Haddad Maia | Tênis | 11 | Itaú, Chevrolet, Tyffany & Co., Asics, Wilson, Stella Artois, Bauducco, Engie, Prudential, SMZTO e Adcos |
Augusto Akio | Skate | 10 | Banco do Brasil, Petrobras, China in Box, Evoke, Hocks, Layback Park, Lowpressure, Privê, Mundi, Green Box |
Isaquias Queiroz | Canoagem | 8 | Banco do Brasil, Petrobras, Adidas, Oakley, Parmalat, Praticagem do Brasil, Nelo Kayaks e Braca-Sport |
Marcus D’Almeida | Tiro com arco | 7 | Petrobras, Beiter, Axcel Archery, Max Recovery WiaWis, Nude e Easton |
Pedro Barros | Skate | 7 | Ford, Vans, Givenchy, Red Bull, Evoke, Layback e Privê |
Os 5 esportes com mais patrocínios
Os cinco esportes com mais patrocínios, de acordo com o estudo, são o surfe, com 34 marcas; skate, com 30 patrocínios; o vôlei, com 24; a ginástica artística, com 22; e a natação, com 19.
Surfe | Skate | Vôlei | Ginástica | Natação |
34 patrocínios | 30 patrocínios | 24 patrocínios | 22 patrocínios | 19 patrocínios |
17% | 15% | 12% | 11% | 10% |
3 atletas | 3 atletas | 3 atletas | 4 atletas | 2 atletas |
Os 10 setores que mais patrocinam
Entre os setores que mais buscam estampar suas marcas nos esportistas olímpicos do Brasil estão moda, financeiro, equipamentos esportivos, alimentação e petróleo. Juntos, totalizaram 97 marcas, ou 47% do total. Moda e vestuário tem 27 patrocínios de 17 marcas para 22 dos 30 atletas analisados no estudo. O setor financeiro conta com 18 patrocínios de 10 marcas para 14 atletas. E o de equipamentos esportivos apoia 10 atletas com 18 patrocínios.
- Moda e vestuário: 27 patrocínios
- Financeiro: 18 patrocínios
- Equipamentos esportivos: 18 patrocínios
- Alimentação: 16 patrocínios
- Petróleo: 13 patrocínios
- Saúde: 12 patrocínios
- Bens de consumo: 10 patrocínios
- Bebidas não alcoólicas: 9 patrocínios
- Higiene pessoal e beleza: 8 patrocínios
- Suplementos: 8 patrocínios
Fonte: Ibope Repucom
Veja também
- Após boom-olímpico, França sofre ressaca com alta da incerteza econômica
- Medalhas: num ranking balizado por PIB per capita, Brasil ficaria à frente dos EUA
- O que funcionou e o que não funcionou nas Olimpíadas de Paris 2024?
- Quando começam as Paralimpíadas de Paris 2024?
- COB vai pagar R$ 5,39 milhões pelas medalhas do Brasil nas Olimpíadas