Suítes de privacidade, camas de casal extralargas, talheres Christofle: o luxo das cabines de classe executiva estão em alta vertiginosa há anos.
E o jogo está esquentando. Com tantas companhias aéreas tendo renovado os interiores de suas aeronaves e assentos premium, as linhas aéreas estão agora atualizando alguns dos pontos mais refinados de seus serviços de cabine dianteira, como kits de amenidades e refeições.
(Se você está na parte de trás do avião, ainda é tudo como de costume.)
“De maneira geral, os viajantes de lazer querem uma experiência”, diz Brian Sumers, especialista em aviação e fundador da newsletter Airline Observer. “As companhias aéreas perceberam que, se querem competir por viajantes premium, precisam impressioná-los.”
Conquistar viajantes com kits de amenidades sofisticados não é novidade, claro. Faz quase uma década desde que as companhias aéreas começaram a se associar a varejistas de alto padrão para elevar suas marcas, como a parceria da United Airlines com a Saks Fifth Avenue para oferecer roupa de cama de classe executiva.
Mas as últimas adições representam parcerias inéditas com algumas das mais renomadas casas de luxo do mundo, além de serviços de caviar e champanhe que remetem ao glamour das viagens aéreas dos anos 1950. “As companhias aéreas estão gritando aos quatro ventos: Somos premium!”, diz Sumers, acrescentando que esses privilégios aéreos tendem a trazer um benefício reputacional maior para as companhias do que aumentos de vendas para os varejistas associados.
Aqui estão as últimas comodidades de luxo que você pode esperar encontrar nas cabines premium este ano:
Kits de alta costura
Se a Índia é um dos mercados de luxo em viagem que mais crescem, sua companhia aérea nacional está atenta e seguindo a tendência com suas novas amenidades introduzidas em dezembro. Na maioria dos voos de longa distância da Air India, os passageiros de primeira classe e executiva agora encontram nécessaires da Ferragamo, cada um repleto de loção corporal, creme para as mãos, bálsamo labial e um frasco de 5 mililitros de perfume (mas esse último é um mimo exclusivo da primeira classe).
Tudo faz parte de um esforço de sofisticação da transportadora nacional da Índia após a fusão de 2024 com a companhia aérea premium indiana Vistara, como parte de uma reestruturação pelo Grupo Tata. Os novos interiores de cabine nos Airbus A350 incluem camas planas em suítes privadas na executiva.
Também desde dezembro, os passageiros de classe executiva nas rotas de longa e ultra-longa distância da Singapore Airlines começaram a receber kits de amenidades da casa de fragrâncias nova-iorquina Le Labo, pertencente à Estée Lauder — um movimento que coloca a companhia aérea em sintonia com muitos restaurantes e hotéis de alto padrão.
Os kits incluem bálsamo labial, spray facial e pomada para as mãos, tudo arrumado em uma bolsa de lona encerada projetada para ser reutilizada como porta-passaporte.
A tendência de kits de amenidades de alta costura se estende aos Estados Unidos. No último ano, a Delta Air Lines introduziu conjuntos da marca Missoni, enquanto a JetBlue lançou bolsas de amenidades Mint em parceria com marcas de Nova York, como Caraa.
Talvez o mimo mais extremo de todos hoje em dia seja o encontrado na Emirates, com base em Dubai. A companhia aérea começou recentemente a presentear passageiros de primeira classe e executiva com kits da Bulgari, pertencente ao LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton. Além de uma garrafa de eau de parfum, eles incluem um espelho dourado lacado da renomada marca italiana.
A Lufthansa, por sua vez, pode estar seguindo o exemplo de hotéis de luxo com seus spas co-brandeados badalados e mercadorias de designer de edição limitada. Seus novos kits de amenidades são da marca de beleza do momento, Augustinus Bader, disponíveis exclusivamente nas novas suítes de primeira classe Allegris da companhia — aquecidas e resfriadas com controles de temperatura.
Em uma espécie de pop-up de alta altitude, durante o mês de fevereiro a companhia também está presenteando passageiros de primeira classe em determinados voos com um conjunto de roupas para relaxar, em uma edição limitada pelo artista japonês Sho Shibuya. O padrão degradê das peças é como um céu gradiente impresso em cetim de algodão orgânico.
Caviar (e fast food)
No último verão, a Qatar Airways começou a servir caviar — especificamente, esturjão siberiano — em classe executiva em 13 rotas internacionais a partir de Doha, incluindo voos para Nova York, Hong Kong, Londres, Paris, Singapura e São Paulo. As porções servidas são de 0,53 onças (15 gramas), acompanhadas de salmão estilo Balik e acompanhamentos de blinis quentes e torradas melba.
É um serviço cujo custo pode subir rapidamente: na maioria dos lugares, uma onça de esturjão siberiano custa entre US$50 e US$86, sem os adicionais. Desde agosto de 2024, quando o serviço começou, a companhia aérea informou que foram servidas cerca de 200 mil porções de caviar na classe executiva.
Seguindo a cultura que combina caviar com nuggets de frango, a resposta da Delta para a abundância de primeira classe é o cheeseburger do Shake Shack, que aparece nos menus de primeira classe. Esse privilégio começou em dezembro de 2024.
O pudim de banana da Magnolia Bakery de Nova York também é servido em United First em voos selecionados de mais de 901 milhas.
A Singapore Airlines também está apostando no champanhe premium: em dezembro, a companhia anunciou que suas suítes de primeira classe seriam o único lugar para desfrutar de Cristal a 36 mil pés de altura, graças a um acordo exclusivo com a casa de champanhe francesa Louis Roederer. Especificamente, o vintage de 2015 do produtor será servido em voos de Singapura para Delhi, Hong Kong, Londres, Los Angeles, Paris, Xangai, Sydney e Tóquio; rotas adicionais receberão o privilégio em março. (A companhia continuará a servir Krug Grande Cuvée e Taittinger Comtes de Champagne.)
Mimos como souvenir
Se parcerias de moda, beleza e vinho são a tendência quente da aviação no início de 2025, a Turkish Airlines pode estar plantando as sementes para o que vem a seguir: comodidades que também servem como uma lembrança artesanal do lugar que você está prestes a visitar.
Seus novos kits, lançados em 2 de janeiro, incluem bolsas decoradas com ebru tradicional, uma forma de arte reconhecida pela Unesco como patrimônio cultural imaterial da humanidade. No entanto, o creme para as mãos, loção corporal e bálsamo labial dentro são da marca de fragrâncias de luxo parisiense Ex Nihilo, e não de uma empresa local.
“Os kits de amenidades da Unesco servem como uma introdução única à diversidade e vivacidade da cultura turca, inspirando os passageiros a explorar as maravilhas de nosso país natal”, disse Akif Konar, diretor de operações da Turkish Airlines, em um comunicado à imprensa.
Se em uma futura versão esses conjuntos incluíssem cremes infusionados com água de rosas e séruns faciais de óleo de argan, consideraríamos isso luxo de outra ordem.