Siga nossas redes

Cafeína

De endividado a investidor: 7 passos para sair das dívidas em 2021

De acordo com último levantamento do Serasa sobre o número de inadimplentes, quase 30% da população do país faz parte dessa estatística.

De acordo com último levantamento do Serasa sobre o número de inadimplentes, ao menos 62 milhões de brasileiros fazem parte dessa estatística. Quase 30% da população do país.

E mesmo se considerarmos a crise econômica causada pela covid-19, 2020 registrou uma queda nesse número, já que no fim de 2019 essa lista era maior: ao menos 63,8 milhões de brasileiros estavam com a corda no pescoço.

Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 78% das dívidas das famílias brasileiras é relacionada ao gasto com cartão de crédito. Em seguida vem os carnês, seguidos do financiamento de carros. Em média, as famílias brasileiras comprometem 30% ou mais de sua renda com dívidas.

Porém, muitas pessoas comprometem bem mais do que 30% de sua renda com dívidas diversas. É aí que está o sinal de perigo. Porque para uma pessoa passar de endividada para inadimplente é muito fácil. E isso são coisas distintas, apesar de soar como se fossem a mesma coisa.

Mas com planejamento, é possível sair dessa situação, e ir de endividado a investidor. O Cafeína de hoje listou sete passos para sair das dívidas e ter metas mais objetivas.

Veja também:

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.