Siga nossas redes

Cafeína

Economia x Bolsa: O que vai reagir antes e qual subiu mais desde o Plano Real?

Samy Dana compara o PIB com o Ibovespa nos últimos 26 anos e estima qual indicador deve se recuperar mais rápido da pandemia; veja ainda a análise sobre a crise política e os reflexos no mercado

A Bolsa e a riqueza da economia realmente andam juntas? No Cafeína de hoje, você vai ver a comparação entre a variação do Ibovespa, principal índice do mercado de ações brasileiro, e o crescimento do PIB, maior termômetro da atividade econômica do país, nos últimos 26 anos, desde o início do Plano Real, em 1994.

Samy Dana e Priscila Yazbek mostram qual indicador teve o maior avanço no período considerando o aumento do preços (inflação), ou em outras palavras, qual teve a maior variação real. E a partir dos dados, eles respondem: Quem deve se recuperar primeiro da atual crise provocada pela pandemia do coronavírus? Serão as ações ou a economia?

Veja também qual foi a variação do dólar considerando os mesmos parâmetros. O resultado mostra que, apesar de a moeda ter batido R$ 5,67 na sexta, esse valor representa apenas o recorde nominal do dólar. Ao incluir o aumento de preços nos Estados Unidos e no Brasil, a moeda já pesou mais no bolso e bateu o seu recorde real em 2002.

E ainda: A Taís Laporta mostra que a indústria brasileira está substituindo a fabricação dos seus produtos por itens essenciais a pedido do governo, tática que já foi usada antes em períodos de guerra.

E para fechar, no Pitaco Samy comenta: o divórcio litigioso entre Boeing e Embraer; e o inferno astral da Bolsa, que além das crises na saúde e na economia agora sente os impactos também do caos na política.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.