Siga nossas redes

Cafeína

Onde guardar a reserva de emergência?

Samy Dana e Dony De Nuccio respondem as dúvidas dos internautas sobre reserva de emergência no InvestCult de hoje.

Quando o assunto é onde deixar a reserva de emergência, é normal que surjam dúvidas. Risco baixo, alta liquidez e segurança são o tripé para uma boa reserva de emergência. Mas como escolher onde investir?

No InvestCult de hoje, Samy Dana e Dony De Nuccio respondem as principais dúvidas dos internautas sobre o assunto em mais um tira-teima.

Veja abaixo, as respostas para as perguntas mais frequentes sobre reserva de emergência:

O que é reserva de emergência e por que é importante fazer
A reserva de emergência é um dos itens mais importante dentro de um planejamento financeiro, pois são recursos destinados a situações inesperadas e como o próprio nome já diz, emergências. Ou seja, é aquela parte de seu patrimônio que vai te socorrer para cobrir despesas inesperadas com saúde, educação, desemprego, porém não deve ser misturada a necessidades supérfluas e não essenciais.

Como fazer uma reserva de emergência?
Antes de pensar em fazer a sua reserva de emergência, é necessário equilibrar as suas contas pessoais fazendo o seu orçamento doméstico. As pessoas precisam compreender onde estão fazendo gastos excessivos, supérfluos, porém, não precisar cortar todos os gastos, mas sim otimizá-los para seus reais objetivos de vida, controlar as dívidas etc. Feito este primeiro exercício de finanças pessoais, quando conseguir atingir um nível de equilíbrio que proporcione sobras no seu orçamento pessoal, você poderá acumular a sua reserva de emergência.

Quanto é necessário guardar para compor uma reserva de emergência? Como calcular a quantia ideal para compor a reserva?
Após realizado o orçamento pessoal e doméstico (receitas – despesas), você terá de forma precisa o seu custo mensal e a partir deste valor poderá acumular uma reserva mínima de 3 x custo mensal. Exemplo: custo mensal de R$ 3.000 x 3 = R$ 9.000,00 de reserva de emergência. Porém, 6 x o custo mensal é o ideal para uma reserva de emergência e que permitirá manter o seu padrão de vida durante seis meses, em caso de perda de toda sua renda mensal.

Leia também:

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.