Siga nossas redes

Conta+

Como analisar os números trazidos pelos índices de inflação

No Conta+, Samy Dana e Dony De Nuccio analisaram ainda o sobe e desce das ações de tecnologia e da Oi.

Os números da inflação nos últimos dias assustaram alguns consumidores, mas é preciso olhar para os índices com cuidado. Cada um deles avalia uma variação diferente de preços, por isso nem sempre o índice que mais subiu reflete a realidade de cada consumidor.

É o que explicou Samy Dana no Conta+ desta quarta-feira (9), ao lado de Dony De Nuccio. Samy comentou por exemplo a disparada do Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). A alta em agosto foi de 3,87%, acumulando alta de 11,13% no ano e de 15,23% em 12 meses.

Isso acontece porque 60% do peso do IGP-DI é do índice de preços ao atacado, que varia uma barbaridade e não reflete bem o custo ao consumidor”, apontou Samy, acrescentando que os índices que medem a variação para o consumidor tiveram, sim, elevação no último mês,  mas a alta foi menos intensa. Veja abaixo:

  • IPCA:

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), fechou agosto com alta de 0,24%. Desacelerou em relação a julho, mas ainda assim foi o maior resultado para o mês desde 2016. Em 12 meses, a inflação acumula 2,44%.

  • IPC:

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), divulgado pela FGV, registrou alta de 0,53% em agosto, depois de avançar 0,49% em julho. Com esse resultado, o índice acumula alta de 1,58% no ano e de 2,77% nos últimos 12 meses.

Outros temas

Samy e Dony responderam perguntas sobre outros temas que também marcaram o noticiário financeiro nos últimos dias, como a oscilação das ações das empresas de tecnologia nas bolsas norte-americanas e expectativas sobre a estreia da Petz.

Outro tema que gerou comentários foi o sobe e desce dos papéis da Oi (OIBR3; OIBR4) na bolsa brasileira, a B3. “Como a empresa está numa situação de berlinda, uma eventual venda pode representar enorme propulsão do papel, mas, se a venda for frustrada, pode ceder porque parte da alta recente foi fundada nessa expectativa”, avaliou Dony. “Acaba que os movimentos estão muito com base nessas conjunturas, nesse cenário imprevisível. Não era pela trajetória da empresa, tem muita especulação.”

Leia mais:

O Conta+ é transmitido ao vivo sempre às segunda e quartas-feiras, às 19h. Samy Dana e Dony De Nuccio trazem uma análise dos acontecimentos do dia, a previsão do desenrolar da semana para as finanças e os resultados do dólar e da Bolsa de Valores, com as empresas com o melhor e o pior desempenho no pregão. A dupla ainda responde às dúvidas sobre economia, negócios e investimentos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.