A Casa Branca anunciou nesta quinta-feira (12) uma nova força-tarefa para lidar com as crescentes necessidades de infraestrutura para a inteligência artificial. A declaração ocorreu após uma reunião entre o alto escalão do governo dos Estados Unidos e os principais executivos de empresas de tecnologia e energia.
Liderada pelo Conselho Econômico Nacional, pelo Conselho de Segurança Nacional e pelo vice-chefe de gabinete da Casa Branca, a força-tarefa vai trabalhar no desenvolvimento de centrais de processamento de dados que levem em consideração as metas econômicas, de segurança nacional e ambientais do país, informou a Casa Branca.
LEIA MAIS: Melhor que o ChatGPT: OpenAI lança nova IA que responde a perguntas mais complexas
O presidente-executivo da OpenAI, Sam Altman, a executiva sênior do Google, Ruth Porat, e o presidente-executivo da Anthropic, Dario Amodei, estavam entre os representantes de empresas de tecnologia que participaram da reunião, informou a Casa Branca. Jensen Huang, presidente-executivo da Nvidia, também participou do encontro.
“Apreciamos a oportunidade de nos reunirmos com altos funcionários da administração para discutir os esforços para garantir o desenvolvimento da IA nos EUA e a necessidade de agilizar o licenciamento de novos projetos”, disse um porta-voz da Amazon Web Services (AWS).
LEIA MAIS: A vez do Brasil nos data centers: empresas colocam bilhões em campo à espera da explosão da IA
A reunião mostrou que a Casa Branca reconhece a prioridade da infraestrutura para criar empregos e ajudar a garantir que os benefícios da IA sejam amplamente distribuídos, disse a OpenAI.
“A OpenAI acredita que a infraestrutura é o destino e que a construção de infraestrutura adicional nos EUA é fundamental para a política industrial e o futuro econômico do país”, disse um porta-voz da empresa.
A IA generativa, ou GenAI, pode criar textos, fotos e vídeos em resposta a solicitações feitas em texto. A tecnologia gerou atenção sobre seus possíveis usos, como o alívio de tarefas rotineiras, mas também gerou temores sobre possível uso indevido.
O grupo de trabalho também se concentrará na promoção do trabalho público-privado para o avanço da IA e nas necessidades de mão de obra e licenças associadas à tecnologia.
Veja também
- Vale recebe sinal verde para compra de fatia de 15% da Anglo American no complexo Minas-Rio
- Distribuidoras de energia terão de encerrar disputas judiciais com governo e pagar multas se quiserem renovar concessões
- Boeing busca US$ 35 bilhões em meio à greve que prejudica suas finanças
- Nova plataforma da Petrobras inicia produção, que pode alcançar 100 mil barris por dia
- FMI diz que dívida pública global chegará a US$ 100 trilhões pela primeira vez na história