O Instagram não ouve suas conversas. Pelo menos ele jura que não faz isso

O chefe do Instagram lista quatro motivos para você achar que foi ouvido — mesmo sem microfone ligado

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O Instagram não escuta as suas conversas. Pelo menos é o que garante Adam Mosseri, chefe da rede social. Em um vídeo recente, o executivo decidiu enfrentar uma das suspeitas mais persistentes da vida digital: a de que o aplicativo usaria o microfone do celular para espionar conversas privadas e, a partir daí, exibir anúncios com precisão assustadora.

“Nós não usamos o microfone do telefone para espionar você. Primeiramente, se fizéssemos isso, seria uma grave violação de privacidade”, disse Mosseri. “Você notaria o consumo excessivo da bateria do seu telefone, além de ver uma pequena luz no topo da tela indicando que o microfone está ativo”.

Ele admitiu que a desconfiança já virou tema até dentro de casa. “Talvez umas duas ou três vezes já tive essa conversa com a minha esposa”, brincou.

Quatro explicações para o “efeito espião”

Se o Instagram não ouve, como explicar quando alguém fala sobre um produto e, logo em seguida, vê exatamente esse item aparecer no feed? Mosseri apresentou quatro hipóteses que, segundo ele, justificam as coincidências.

  1. Você pesquisou antes. O usuário pode ter clicado em algo relacionado ou feito uma busca online. “Trabalhamos com anunciantes que compartilham informações conosco sobre quem esteve em seus sites para tentar direcionar anúncios a essas pessoas. Então, se você estava olhando um produto em um site, esse anunciante pode ter nos pago para alcançá-lo com um anúncio”, afirmou
  2. Interesses de amigos e pessoas parecidas. O algoritmo também cruza informações com base no que amigos ou perfis semelhantes estão consumindo. Se alguém da sua rede demonstrou interesse em determinado produto, esse anúncio pode chegar até você.
  3. Você já viu, mas não percebeu. “Nós rolamos rapidamente pelos anúncios e, às vezes, internalizamos parte disso sem perceber. Isso realmente afeta o que você fala mais tarde”, explicou
  4. Coincidência. Mosseri também incluiu o acaso como fator: às vezes, simplesmente acontece

“Quero reiterar: nós não escutamos o seu microfone”, reforçou Adam.

A persistência da dúvida

A suspeita de que o Instagram bisbilhota conversas não é nova. Desde pelo menos 2016, a Meta — controladora do Instagram, Facebook e WhatsApp — é obrigada a responder sobre o assunto. Há inclusive uma página oficial de suporte que diz que o microfone só é usado quando o usuário aciona recursos específicos, como gravar um vídeo para um story ou iniciar uma chamada de voz.

Apesar disso, a teoria resiste. E parte dessa resistência se explica pela própria lógica da publicidade digital: anúncios muito certeiros soam mágicos, ou suspeitos. Mesmo quando há explicações técnicas, como o retargeting de anunciantes ou o cruzamento de interesses entre amigos, a percepção de estar sendo ouvido se mantém.

Mosseri reconhece essa barreira. “Eu sei que alguns de vocês simplesmente não vão acreditar em mim”.

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