À medida que o uso de ferramentas de inteligência artificial em processos de contratação continua a crescer, não é incomum que candidatos sejam entrevistados por uma plataforma de IA em vez de um humano — pelo menos inicialmente.
Nessas entrevistas em vídeo com IA, os candidatos geralmente veem uma tela com uma pergunta escrita e seu rosto enquadrado na câmera, com uma solicitação para responder por vídeo. Às vezes, a pergunta exige uma resposta digitada ou de múltipla escolha em vez de um vídeo.
Assim como em qualquer entrevista de emprego, as perguntas podem ser básicas (“O que significa um bom atendimento ao cliente para você?”) ou técnicas (“Qual abordagem você usaria para identificar a causa raiz de uma variação de $100.000 durante a consolidação de três subsidiárias internacionais?”).
Você pode ter apenas uma oportunidade para gravar novamente uma resposta. Se errar, não há como voltar atrás. A plataforma normalmente não fornece nenhum feedback além de um reconhecimento simples de que sua resposta foi enviada. Mas, nos bastidores, ela está registrando e avaliando suas respostas para fornecer um relatório à empresa contratante. Eventualmente, um humano revisa as submissões.
A experiência pode ser desconfortável ou nervosa para muitos candidatos. Por isso, consultamos recrutadores, consultores de carreira e pessoas que gerenciam plataformas de contratação com IA para obter dicas de como se sair bem em uma entrevista com IA. Primeiro, eles dizem: não se comporte como um robô. Aqui estão algumas de suas outras recomendações:
Pratique antes
Treine da mesma maneira que será avaliado: em vídeo, sem ninguém olhando, e sob pressão de tempo. “A IA avalia a entrega, o ritmo, a confiança e a clareza, não apenas o conteúdo”, diz J.T. O’Donnell, CEO do site de coaching de carreira Work It Daily.
Candidatos podem facilmente cair na armadilha de soar excessivamente ensaiados ou robóticos porque, sem sinais faciais de um entrevistador humano, eles não têm ideia de como suas respostas estão sendo recebidas.
“Mesmo que os candidatos não estejam falando com uma pessoa ao vivo, eles ainda devem se preparar e se comunicar como se estivessem”, afirma Ben Sesser, CEO da plataforma de entrevistas com IA BrightHire.
Grave-se respondendo seis a oito perguntas comuns sobre temas como liderança, conflitos e atendimento ao cliente, sugere Conor Grennan, CEO da consultoria de IA AI Mindset. Depois, reveja a gravação sem som, apenas observando sua postura e linguagem corporal. Em seguida, ouça apenas o áudio para avaliar ritmo, palavras de preenchimento e clareza. Por fim, assista ao vídeo com som. Repita até sentir que poderia responder dessa forma no automático.
Algumas plataformas de entrevistas com IA oferecem sessões de prática ou coaches que ajudam candidatos em entrevistas simuladas de IA.
Evite exagerar nas palavras-chave
Muitos candidatos tentam carregar suas respostas com palavras-chave que acreditam que o algoritmo quer ver. Isso é um erro, dizem os especialistas.
“Você quer usar termos relevantes da indústria de forma natural, mas não tente enganar o sistema apenas enchendo de palavras-chave”, diz Keith Wolf, sócio-gerente da empresa de recrutamento Murray Resources, acrescentando que “a maioria dos sistemas de IA é inteligente o suficiente para detectar quando alguém está sendo excessivamente robótico”.
De fato, a plataforma de avaliação de candidatos Willo afirma que utiliza tecnologia de detecção de IA para perceber quando os candidatos dependem de IA ou palavras-chave para tentar enganar o algoritmo.
Tente falar naturalmente — não muito rápido nem por muito tempo — e foque mais na estrutura e clareza de suas respostas do que na quantidade de palavras-chave. É perfeitamente aceitável mostrar personalidade ou usar humor apropriado. “Expressar personalidade, tom ou emoção não confunde o sistema, nem é considerado um erro”, diz Prem Kumar, CEO da plataforma de entrevistas com IA Humanly.
Como em qualquer entrevista, forneça exemplos específicos de habilidades que possui, como as usou para resolver problemas, métricas que comprovem seus resultados e como aplicaria essas mesmas habilidades na empresa, aconselha Tessa White, fundadora da consultoria de carreira Job Doctor.
Mantenha contato visual
Executivos de plataformas de entrevistas com IA dizem que os sistemas geralmente não avaliam candidatos com base no contato visual ou nas expressões faciais. Mas, como um humano eventualmente revisará sua entrevista, consultores de carreira e recrutadores recomendam olhar diretamente para a câmera ao gravar respostas — de maneira semelhante a como olharia para um entrevistador humano em uma entrevista presencial.
Pode parecer estranho no início, mas “faz uma grande diferença em como você parece engajado”, afirma Wolf.
Além disso, alguns sistemas são treinados para perceber se parece que o candidato está lendo notas ou buscando respostas. Olhar para longe da câmera por longos períodos pode gerar essa impressão, diz Teri Parker de Leon, diretora executiva do centro de gestão de carreira da Fuqua School of Business, da Duke University. Você não quer dar a impressão de que está seguindo um roteiro ou trapaceando de alguma forma.
Vista-se adequadamente
Plataformas de IA também não avaliam candidatos pelo traje, mas consultores de carreira e especialistas dizem que se vestir profissionalmente para entrevistas de IA pode trazer benefícios.
“Seu traje pode ser importante para sua atitude e comportamento geral”, diz de Leon. “Usar um terno ou roupa business casual pode colocá-lo na mentalidade certa para a entrevista.”
De modo geral, trate o vídeo como se estivesse em uma reunião com um humano — afinal, um revisor humano verá o vídeo depois. Você não apareceria sem camisa em uma entrevista presencial, certo?
Verifique a tecnologia
Isso pode parecer óbvio, mas vale repetir: certifique-se de ter uma conexão Wi-Fi estável, feche abas do navegador, desligue notificações e silencie celulares e outras distrações antes de começar a entrevista de IA.
“Áudio abafado é fatal”, diz Grennan, da AI Mindset. “Se o sistema não conseguir transcrever você com precisão, você recebe zero naquela pergunta.” Ele recomenda usar fone de ouvido ou microfone externo para melhores resultados.
Certifique-se de estar em um ambiente silencioso. O número de candidatos que não faz essa checagem digital “é bastante alarmante para mim”, diz Euan Cameron, CEO da Willo. “Já vi pessoas fazendo entrevistas no carro ou em um trem em movimento”, diz ele. “Não são boas ideias.”
Um entrevistador de IA geralmente não considera o fundo ou a iluminação. Ainda assim, é melhor evitar algo estranho ou embaraçoso, já que um humano eventualmente verá o vídeo.
