Drogas como o Ozempic, da Novo Nordisk, podem reduzir o abuso de drogas e álcool em até 50%, de acordo com um novo estudo, acrescentando evidências crescentes de que esses medicamentos trazem benefícios à saúde além do controle do diabetes e da perda de peso.
Estudo publicado na quinta-feira (17) na revista científica “Addiction” analisou cerca de 500 mil pessoas com histórico de transtorno por uso de opioides, das quais pouco mais de oito mil estavam tomando medicamentos GLP-1, como o Ozempic ou a classe semelhante de drogas GIP, à qual pertence o Mounjaro, da Eli Lilly.
Os medicamentos GLP-1 funcionam imitando um hormônio intestinal para controlar o açúcar no sangue e suprimir o apetite, enquanto os medicamentos GIP adotam uma abordagem de alvo duplo, imitando o hormônio GLP-1 e um segundo hormônio intestinal que, acredita-se, aumenta a eficácia do remédio.
O estudo descobriu que aqueles que tomaram esses medicamentos tiveram uma taxa 40% menor de overdose de opioides em comparação com aqueles que não os tomaram.
Da mesma forma, uma análise de mais de 5.600 pessoas com histórico de transtorno por uso de álcool e que tomaram esses remédios mostrou que elas tiveram uma taxa 50% menor de intoxicação em comparação com aquelas que não os tomaram.
LEIA MAIS: Ozempic pode ter outro efeito colateral: melhorar o sexo
“Nosso estudo revela as possibilidades de um novo caminho terapêutico no tratamento do uso de substâncias”, disseram o pesquisador principal do estudo, Fares Qeadan, e os coautores do relatório de pesquisa Ashlie McCunn e Benjamin Tingey.
Os pesquisadores, da Universidade Loyola de Chicago, disseram que o estudo abre caminhos para estratégias de tratamento mais abrangentes e eficazes de transtornos por uso de opioides e álcool.
O medicamento para perda de peso Wegovy, também da Novo Nordisk, e o tratamento para diabetes Ozempic são baseados no mesmo ingrediente ativo, a semaglutida, e a empresa está desenvolvendo a próxima geração de tratamentos, que combinam a semaglutida com outros ingredientes para aumentar os benefícios e melhorar outras áreas da saúde.
LEIA MAIS: A Pfizer foi incrível contra a Covid, mas ela precisa de um Ozempic para chamar de seu
O grande sucesso dos medicamentos à base de semaglutida já demonstrou trazer benefícios extras à saúde. Estudos provaram que também reduzem os riscos de derrame e ataques cardíacos, além de retardar a progressão da insuficiência renal e melhorar a dor e a função física em pacientes com osteoartrite.
A Novo Nordisk também está testando a eficácia de seus medicamentos na redução do consumo de álcool e no tratamento da doença hepática alcoólica, e conduz um experimento, que está em seus estágios finais, para testar a semaglutida como tratamento para o Alzheimer.
Os reguladores europeus apoiaram recentemente o uso do Wegovy para ajudar a diminuir o risco de insuficiência cardíaca em pacientes obesos, já tendo aprovado o medicamento como tratamento para reduzir o risco de ataques cardíacos e derrames em adultos com sobrepeso ou obesos sem diabetes. A empresa planeja buscar a aprovação da Administração de Alimentos e Drogas dos EUA para expandir a cobertura de tratamento do Wegovy em 2025.