Site icon InvestNews

Para os políticos americanos, o botox pode ser a salvação — ou a perdição

O botox está em alta em Washington, D.C. (Kiersten Essenpreis)

Aqui está um enigma: o que é uma substância quase invisível e sem peso que pode melhorar a imagem de um político em um procedimento bem feito e torná-lo motivo de chacota se der errado? 

Isso mesmo, o botox chegou à capital do país. 

Os spas que aplicam neurotoxinas estão agora em toda a área de DC, e os cirurgiões plásticos proliferaram de Georgetown a Arlington, na Virgínia. Embora nenhuma autoridade eleita tenha declarado ter tomado as injeções milagrosas, os médicos dizem que as trataram, e essa demanda cresceu em um momento em que, mais do que nunca, os políticos estão visíveis, sendo analisados por sua idade e aparência. 

Na recente Convenção Nacional Republicana, a especulação sobre as sobrancelhas e a testa de Matt Gaetz ofuscaram seu discurso tipicamente inflamado. A revista Esquire chamou o rosto do congressista da Flórida de “a imagem que gerou mil memes”.

E esse número está mais para um milhão: nas redes sociais, Gaetz foi comparado a todos, desde Wayne “Mr. Las Vegas” Newton até “Real Housewives”, desde Spock de “Star Trek” até Butt-Head de “Beavis e Butt-Head”. O representante Derrick Van Orden (Republicano do Wisconsin) entrou na onda, comparando seu colega de partido a uma “boneca sexual inflável movida a IA” na plataforma X. Gaetz não respondeu aos pedidos de comentários.

Visual do republicano Matt Gaetz chamou a atenção dos eleitores (Eva Marie Uzcategui/Bloomberg)

Nos últimos anos, o uso do botox está mais difundido e já não é considerado tabu em muitos círculos. Mas, embora os dermatologistas tenham especulado sobre as práticas de autocuidado de praticamente todos os políticos bem preservados que se possa imaginar, do presidente Biden e Nancy Pelosi a Kristi Noem e Donald Trump, nunca uma autoridade eleita tocou no assunto. 

Foram necessários recursos consideráveis do Comitê de Ética da Câmara para revelar, em um relatório em novembro passado, que o ex-congressista George Santos usou fundos de campanha para suas injeções de botox. Por outro lado, Noem não teve nenhum problema em exaltar as virtudes de seu dentista cosmético em um vídeo recente. Representantes de Santos e Noem não responderam aos pedidos de comentários.

LEIA MAIS: Quanto você pode beber por semana e ainda se manter saudável?

A clínica de dermatologia cosmética Ever/Body abriu quatro endereços na região de D.C. entre 2022 e 2023. Maria Rouse, diretora de mercado da empresa para essa área, disse que o objetivo é a facilidade de acesso para a crescente clientela. Ela revelou que os centros tiveram um crescimento consistente, especialmente o de Logan Circle. 

Embora a Ever/Body não possa divulgar detalhes sobre seus clientes, Rouse disse: “Dado o cenário político de D.C., temos visto um aumento constante de pessoas influentes que procuram se sentir revigoradas e confiantes com os serviços que oferecemos”.

Terrence Keaney, dermatologista da área de D.C., conta que trata políticos desde que está na prática (12 anos agora), e a demanda só cresceu. A diferença é que agora, segundo ele, os políticos estão mais voltados para o público do que nunca e geralmente mais ativos nas redes sociais. É parte de uma tendência geral de tratamentos não invasivos, com o aumento de selfies e videoconferências. Keaney disse que várias pessoas enviaram mensagens de texto para ele sobre o rosto de Gaetz; ele quis deixar registrado que Gaetz não era um de seus pacientes. 

De acordo com Keaney, procedimentos não cirúrgicos como o botox podem ser uma forma de projetar força e saúde como líder, assim como um bom cabelo e maquiagem, em debates e coletivas de imprensa. Ele disse que esses sinais geralmente funcionam subconscientemente no eleitor. “Você quer alguém que tenha energia e vitalidade para acompanhar tudo o que está acontecendo no mundo e não alguém que vai para a cama às sete da noite.”

Keaney, que afirma estar acostumado a trabalhar discretamente com políticos, acha que o sigilo pode ter algo a ver com a fama de caro que esses procedimentos têm. “São considerados tratamentos de luxo pelos quais nem todos podem pagar e são atraentes para eleitores de todos os níveis socioeconômicos”, disse ele. “Acho que é em parte por isso que os políticos provavelmente relutam em admitir que o fazem.”

LEIA MAIS: ‘Ainda não estamos mortos’. A boa vida dos baby boomers impulsiona a economia

O botox é de longe o principal procedimento no consultório de Keaney. Mas ele alerta para os riscos de uma aplicação ruim, que cria “um ciclo de feedback negativo” para usuários com muita exposição. 

“Há um milhão de outros pacientes que são figuras públicas que têm botox e você realmente não sabe, e eles parecem ótimos, e elogiamos o quão bem estão envelhecendo, mas às vezes um resultado ruim chama a atenção”, afirma ele.

O Comitê de Ética da Câmara revelou que George Santos usou fundos de campanha para suas próprias injeções de botox (Shawn Thew/Bloomberg)

Beverly Hallberg, presidente da empresa de coaching de mídia District Media Group, em Washington, disse que muitas vezes os clientes perguntam se devem fazer botox. Hallberg, que costuma trabalhar com políticos, disse que a pergunta vinha mais frequentemente de homens do que de mulheres, e em geral durante sessões individuais, sem sua equipe por perto. 

“Eu sempre digo não”, disse Hallberg. “Acho que você corre mais riscos do que garante possíveis benefícios, porque se não for bem feito, isso vai se tornar o assunto principal”, disse ela.

“Tudo o que ensino, desde maquiagem para a TV até roupas, linguagem corporal e expressões faciais, não deve ter um destaque especial”, disse Hallberg. “Quando as pessoas gostam da sua aparência, geralmente nem identificam.”

Celebridades de Hollywood como Olivia Colman e Kelly Ripa discutem abertamente seus procedimentos de dermatologia cosmética. As autoridades eleitas poderiam seguir seus passos? Certamente parece estar indo nessa direção. A secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, e a congressista Alexandria Ocasio-Cortez postaram vídeos “prepare-se comigo”, descrevendo suas rotinas de beleza (sem botox) em um estilo íntimo e sincero — como fazem as influenciadoras.  

“Não me surpreenderia se daqui a dez, 20 anos o botox se tornasse tão rotineiro quanto fazer o cabelo e a maquiagem”, disse Keaney.

Escreva para Rory Satran em rory.satran@wsj.com

Exit mobile version