Por que os consumidores americanos estão cortando gastos com cigarros, Doritos e doces

As vendas em lojas de conveniência dos EUA caíram 4,3% em volume no ano encerrado em 23 de fevereiro

Os americanos estão parando para abastecer, mas não compram os habituais petiscos ou cigarros. 

A mudança de comportamento está prejudicando as vendas de Doritos, bolinhos Twinkies, barras de cereais e cigarros nas lojas de conveniência dos Estados Unidos.

O volume de vendas nestes locais caiu 4,3% com o aumento dos preços no ano encerrado em 23 de fevereiro, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado Circana.

Entre os petiscos comprados nessas lojas, os bolinhos de arroz caíram mais acentuadamente, seguidos por itens como molhos, nozes e carne seca. Os produtos refrigerados caíram cerca de 7% em volume de vendas e os chocolates, 6%, segundo os dados do levantamento.

Em uma loja Circle K no subúrbio de Chicago, clientes adultos com crianças a tiracolo saem correndo pela porta antes de serem convencidos a comprar um salgadinho, disse o representante de vendas David Guerino. Os consumidores estão comprando menos itens em uma variedade de categorias, desde sorvetes até cigarrilhas, disse ele. Um saco de batatas fritas grande agora custa US$ 7.

“As pessoas não podem mais pagar”, disse Guerino. “Se não for uma necessidade, não estão tão dispostas a gastar.”

O sentimento do consumidor dos EUA caiu em fevereiro, refletindo temores de que a guerra comercial do presidente Trump eleve os preços.

“No momento, o consumidor olha para muitos desses produtos e diz: ‘Uau, não me lembro de uma época em que fosse tão caro”, disse Lori Buss Stillman, vice-presidente de pesquisa e educação da Associação Nacional de Lojas de Conveniência.

Um foco crescente em uma alimentação mais saudável e com menos petiscos também está contribuindo para o declínio nas vendas em lojas de conveniência, disse Max Gumport, analista do BNP Paribas Exane.

Nos postos de gasolina, muitos motoristas nem entram na loja depois de terminar de encher o tanque, disse Ramon Laguarta, executivo-chefe da PepsiCo. E alguns fumantes de cigarro que normalmente compravam um pacote agora optam por um único maço, de acordo com a Associação Nacional de Lojas de Tabaco.

Para atrair compradores de lojas de conveniência, a PepsiCo está desenvolvendo mini refeições como Doritos carregadas com molho de queijo nacho quente e outras coberturas. A J.M. Smucker lançou Twinkies com sabor de cereja em uma edição limitada na 7-Eleven. E a Reynolds American está tentando apelar a fumantes sensíveis ao preço com o cigarro Newport, mais acessível.

A desaceleração do consumo pesou sobre a marca Hostess recentemente adquirida pela Smucker.

“Os preços da gasolina subiram e, portanto, as pessoas estão tendo menos dinheiro extra no bolso”, disse o CEO da Smucker, Mark Smucker.

O acordo de US$ 5 bilhões da Smucker pela Hostess em 2023 deu à empresa uma posição nas lojas de conveniência, onde a Smucker buscou aumentar as vendas de produtos como os sanduíches Uncrusttables. A Smucker disse em fevereiro que as vendas de sua divisão de snacks doces, que inclui a Hostess, caíram 7% no último trimestre. A empresa assumiu duas despesas de depreciação vinculadas a esse negócio, totalizando mais de US$ 1 bilhão.

A Smucker disse que os consumidores, diante do aumento dos preços e da diminuição da renda discricionária, estão reduzindo seus gastos em muitos tipos de lojas. Para reviver a Hostess, a empresa revelou que está expandindo a distribuição, modernizando as embalagens da marca e lançando novos produtos.

(Photo by Joshua Lott/Getty Images)

A Hershey tem lutado com a diminuição da demanda por seu chocolate. A empresa da Pensilvânia disse que as vendas sofreram nas lojas de conveniência em parte porque os consumidores estão transferindo as compras dessas lojas para lojas populares ou grandes, como o Walmart.

A Hershey está tentando aumentar as vendas em pelo menos 40% entre seus clientes de lojas de conveniência com o chamado “planograma padrão ouro”, que usa dados para determinar detalhes, como a melhor combinação de barras de chocolate king e padrão nas prateleiras de uma determinada loja. A empresa também está impulsionando o marketing das principais marcas nas lojas de conveniência, como Heath, Almond Joy e Mounds, disse a Hershey.

Guerino, o funcionário da Circle K, disse que há um item no qual os compradores de lojas de conveniência ainda estão interessados: bilhetes de loteria.

“As vendas deles nunca caem”, afirmou.

Escreva para Jesse Newman em jesse.newman@wsj.com e Laura Cooper em laura.cooper@wsj.com

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