Site icon InvestNews

Por que reiniciar aparelhos faz com que eles funcionem novamente

Seja seu computador ou um trem de quilômetros de comprimento, a primeira maneira de corrigir problemas de tecnologia não muda há anos: tente reiniciar.

O ato de desligar e ligar novamente é uma solução simples, e é por isso que os técnicos de TI quase sempre recomendam fazer isso primeiro. Reiniciar um dispositivo pode resolver problemas de software e bugs eletrônicos. Isso é uma verdade de décadas.

Os computadores avançaram, mas ainda funcionam da mesma forma que os primeiros modelos. Agora que eles estão presentes em tantos produtos de tecnologia não tradicionais, como carros e geladeiras, a reinicialização é ainda mais útil e universal, dizem os especialistas em TI.

Ao contrário de um reset, a reinicialização mantém suas preferências e dados sem levar o dispositivo às configurações originais. Também não é tão arriscada quanto as técnicas invasivas de solução de problemas que fazem com que você desmonte dispositivos ou coloque coisas onde não deveria. 

Kenny Chan, gerente sênior de tecnologia da Archetype, agência de comunicação e marketing com sede em San Francisco, diz que recebe cerca de dois a quatro consultas semanais sobre problemas que poderiam ter sido resolvidos com uma reinicialização. 

“Alguns usuários me procuram e dizem: ‘acabei de rebootar e não funcionou, mas vou tentar de novo com você aqui na linha’”, contou Chan. “Aí, dá certo.”

Não são apenas computadores e smartphones que funcionam melhor após uma reinicialização. Às vezes, aviões, trens e automóveis também precisam ser desligados e ligados para voltar ao normal. As tripulações de voo geralmente reiniciam o sistema de Wi-Fi e entretenimento a bordo para fazê-los funcionar, enquanto um trem pode precisar de um reboot se estiver tendo problemas de tecnologia causados por condições climáticas extremas, perdas de comunicação ou falha de energia nos trilhos, disse um porta-voz da Amtrak.

Jason Cerezo, de 52 anos, tinha acabado de se acomodar em seu assento em um voo de Portland, no Oregon, para Dallas quando o piloto notificou a todos que o avião estava tendo problemas para se desconectar do portão, e isso exigia uma reinicialização. Cerezo, dono de uma agência de design gráfico e desenvolvimento web em Champaign, em Illinois, riu, mesmo tendo de sair do avião e embarcar novamente. 

“Tudo é baseado em computador, então desligar um avião e ligá-lo novamente faz todo o sentido”, afirmou Cerezo. “Essa seria a primeira coisa que eu faria se estivesse solucionando problemas de um avião.”

Correção rápida

Um problema comum que pode exigir uma reinicialização são os vazamentos de memória, que acontecem quando os aplicativos têm erros de codificação que acabam sobrecarregando o sistema. Esse tipo de problema pode causar desempenho lento, falhas e congelamentos. Questões semelhantes talvez surjam quando um dispositivo fica ligado por muito tempo sem fechar algum programa. 

O ato de desligá-lo pausa esses aplicativos, interrompendo o vazamento. Ele limpa a memória RAM do dispositivo, que é o armazenamento de memória de curto prazo do sistema operacional de um computador, explica Aaron Grady, gerente de projeto de parceiros do Windows na Microsoft. 

Quando um usuário liga o dispositivo novamente, os aplicativos são abertos como uma folha limpa, livre dos bugs que podem ter causado contratempos antes.

“Esse processo é semelhante a tirar uma soneca quando você se sente esgotado”, disse Grady. “Quando você acorda, está revigorado e pode enfrentar os problemas de forma mais eficaz.”

Isso se aplica a qualquer produto que rode com um software, incluindo carros. Eles têm computadores de bordo que controlam vários sistemas, como conexões Bluetooth e navegação GPS. 

Sob o capô

Gurpiar Gill, professor de 27 anos em Saskatchewan, no Canadá, faz bico de motorista de caminhão para uma empresa de construção durante o verão. Há dois anos, seu chefe comprou uma Ford F-150 2021, mas, duas semanas depois de pegar o caminhão, ao ligá-lo, notou que a tela do painel digital estava em branco.

Ele começou a entrar em pânico, folheando o manual do veículo e fazendo buscas em fóruns on-line para encontrar possíveis soluções. Como não encontrou nada de útil, desligou o veículo e esperou alguns minutos antes de ligá-lo novamente. Deu certo. 

“Me surpreendi”, disse Gill. “Mesmo com tanta tecnologia e tão avançada, essa coisa simples que comecei a usar no início dos anos 2000 para consertar nosso primeiro roteador Wi-Fi ainda funciona.”

Um reset pode até funcionar para alguns problemas relacionados ao hardware, disse Grady, como questões de conectividade de uma porta com defeito ou de uma tela que não responde. 

Nem todos os problemas podem ser resolvidos com a reinicialização. Por exemplo, arquivos corrompidos no disco rígido de um computador precisariam ser excluídos manualmente, diz Chan, e é por isso que, em alguns casos, você pode ter que limpar o cache do computador que guarda esses arquivos. 

Ainda assim, da próxima vez que tiver um problema de tecnologia, acesse seu técnico de TI interno e pense consigo mesmo: “Você já tentou desligar e ligar de novo?”.

Escreva para Cordilia James at cordilia.james@wsj.com

Exit mobile version