O telefone da minha suíte com vista para o mar tocou às 8h37. “Bom dia, senhora, aqui é o Alejandro para avisar que seu serviço está na caixa secreta.” Os ovos Benedict, bacon e rabanada que pedi estavam esperando no meu armário de entregas particular, sem uma conta alta de serviço de quarto para assinar. Na noite anterior, um mordomo preparou um banho de espuma na banheira de imersão na varanda enquanto eu jantava em um restaurante francês – onde a conta não veio.
Foi minha primeira experiência com a vida de resort all-inclusive com esteroides. Grandes redes hoteleiras americanas, como Hyatt e Marriott, estão apostando que viajantes abastados considerarão essas férias com preço único — muitas vezes ridicularizadas como cruzeiros em terra — se prometerem comida, bebidas, serviço, quartos e piscinas melhores.
Eles não são baratos. As diárias podem chegar a US$ 1 mil (algo como R$ 5,5 mil) para duas pessoas em resorts de luxo.
O Marriott acaba de inaugurar seu primeiro resort W all-inclusive em Punta Cana, na República Dominicana, após a estreia do primeiro resort all-inclusive da marca Marriott em Cancún, no México, no ano passado. Há até planos preliminares para um Ritz-Carlton all-inclusive.
O Hyatt se tornou uma grande empresa all-inclusive no México e no Caribe graças a grandes aquisições, e agora conta com 10 marcas nessa linha, incluindo Hyatt Ziva, Hyatt Zilara, Secrets e Breathless. A empresa inaugurou seu primeiro em Aruba — o Secrets Baby Beach — neste verão.
É claro que all-inclusive pode significar muitas coisas, como descobri durante minha estadia barata de US$ 129 em Las Vegas em junho.
Para avaliar essa leva de novos participantes, reservei uma curta aventura no México no final de julho. Tarefa difícil, eu sei. Mas estava tão quente e úmido que não precisei do vaporizador de roupas no quarto. Os amassados simplesmente desapareceram.
Passei uma noite no Marriott All-Inclusive Cancún (US$ 500 – ou R$ 2,7 mil – para uma pessoa; US$ 650 – R$ 3,5 mil – para duas) e duas noites no luxuoso hotel Hyatt Impression Moxché by Secrets, uma hora ao sul de Cancún, em Playa del Carmen (US$ 900 – R$ 4,9 mil – por noite para até duas pessoas), lar do camarote secreto e do mordomo e do Dia do Investidor Hyatt em 2023.
O Marriott era para todas as idades; o Hyatt era exclusivo para adultos.
Nenhum dos dois resorts sabia que eu era repórter.
A verdadeira oferta
All-inclusive e Cancún geralmente não são minha praia, mas adoro resorts de praia amplos para férias tranquilas. Os dois resorts que experimentei incluíam praticamente tudo o que prometiam. Múltiplas opções de restaurantes, bebidas ilimitadas, atividades ininterruptas que não eram todas bregas (bem, havia bingo e uma noite de cassino), spas e, no Secrets, piscinas em abundância, incluindo piscinas de borda infinita com vistas deslumbrantes e cabanas gratuitas.
Os quartos eram luxuosos (no Secrets, era a maior suíte em que já fiquei) com vistas incríveis. Ouvi covers de música pop do meu pátio e tomei martínis de expresso, gelados e puros. Até dancei em uma farmácia que virou bar clandestino no Secrets (antes de os jovens chegarem).
E não gastei um centavo a mais em nenhum dos dois lugares, exceto pelas gorjetas.
Eles oferecem um ótimo custo-benefício se você quer uma escapada sofisticada, onde a decisão mais difícil é onde comer e tomar sol, e você odeia pagar páginas e páginas de preços. (Olhando para você, resorts com smoothies infantis caríssimos, coquetéis gelados de US$ 20 e hambúrgueres de US$ 30 na piscina, com batata frita à parte.)
Na minha elegante torre Secrets, havia uma variedade ininterrupta de guloseimas no bar do lobby durante todo o dia, se você quisesse um lanchinho antes das refeições. No menu: pudim de chia, suco verde e doces pela manhã, um prato de frios e uma irresistível barra de chocolate mais tarde.
Minha refeição favorita da viagem, possivelmente por causa do pôr do sol à beira-mar, foi o risoto de lagosta no restaurante mediterrâneo do Marriott.
No Hyatt, comi quase exclusivamente nos dois restaurantes reservados para hóspedes da torre Impression, de alto padrão. Custa quase o dobro da estadia na outra torre e também inclui mordomo, piscina privativa com cabanas de cortesia e um spritz exclusivo. Comi meu peso em batatas fritas caseiras, guacamole e pico de gallo, e apreciei o ceviche de camarão e o mini rolinho de lagosta.
Uma ou duas críticas
O lobby do Marriott tinha um “balcão de informações sobre experiências elevadas”. Ele oferecia jantares românticos na praia e degustações.
O Hyatt oferecia um menu degustação de sete pratos em seu restaurante AAA Five Diamond por um adicional de US$ 75 (cerca de 420) por pessoa, a menos que você ficasse mais de cinco dias.
Mas havia opções de cortesia mais do que suficientes para cada refeição e lanche, além de serviço de quarto gratuito. Há um balcão 24 horas no Marriott que também serve café e confeitaria pela manhã e pizzaria à noite.
Havia pontos a serem criticados. O mordomo diurno do Secrets não estava à nossa disposição o dia todo, exceto pelo WhatsApp, e começava às 9h, e não às 7h, como anunciado. Outra hóspede de Illinois teve a experiência oposta; ela disse que seu mordomo estava sempre por perto.
Os frigobares totalmente abastecidos não eram tudo o que dizem. Apenas algumas latas de cerveja, refrigerante e salgadinhos de supermercado.
Fiquei particularmente decepcionada com a carta de vinhos do Impression by Secrets, um hotel dentro de um hotel tão bem classificado quanto o Park Hyatt na hierarquia do programa de fidelidade da Hyatt. Abri o cardápio do almoço no primeiro dia e descobri que cada vinho tinha um preço. Os valores adicionais não eram exorbitantes, mas pareciam uma ninharia.
O que era de graça: vinho da casa, como o que você encontraria no happy hour do seu bairro. O Sauvignon Blanc do Chile não era ruim, mas não tinha a qualidade que eu esperava — e eu não sou esnobe de vinho.
Esses são, admito, problemas de primeiro mundo. E o que eu realmente vou lembrar são os quartos, as vistas, as piscinas e o serviço, especialmente no Secrets. Não sei que tipo de treinamento os funcionários recebem, mas quase todos os pedidos foram atendidos com “o prazer é meu”, “um prazer” ou “com prazer”.
Perdido? Um funcionário não apenas fala, mas te acompanha até lá. Eles lembram do seu nome, mesmo em uma estadia curta.
A melhor parte: sem surpresas no check out. Pode me chamar de convertida ao all-inclusive — contanto que traga a dose certa de mimos.