Siga nossas redes

‘Compre do Bairro’: empresários se unem para capacitar pequenos varejistas

Movimento lançado por nomes de peso pretende incentivar o consumo nos comércios de bairro e levar atualização profissional gratuita aos empreendedores.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 2 min

Qual a iniciativa

Não é preciso ir muito longe para ajudar quem precisa. Essa é a premissa do movimento #CompredoBairro, lançado durante a quarentena para incentivar o consumo nos comércios de bairro, ajudar a levar fluxo para os lojistas e capacitar gratuitamente pequenos varejistas para lidar com os novos desafios.

QUER SABER MAIS? Conheça as iniciativas na página do #TodosJuntos

Segundo dados do Sebrae de 2019, 6,3 milhões de pequenos negócios compõem o pequeno varejo brasileiro, setor responsável pelo sustento direto de cerca de 13 milhões de pessoas no Brasil. Ainda de acordo com a entidade, estima-se que o segmento seja fonte de renda para quase 43 milhões de brasileiros.

O movimento é iniciativa de ação socioeconômica lançada por 8 empresários e executivos: Guilherme Weege (Grupo Malwee), Fred Trajano (Magazine Luiza), Artur Grynbaum (Grupo Boticário), Jean Jereissati Neto (Ambev), Marcel Szajubok (Embelleze), André Street (Stone), Alcione Albanesi (FLC) e Ana Fontes (Rede Mulher Empreendedora), com o apoio do Sebrae. As empresas em questão não fazem parte da iniciativa, que é projeto pessoal das lideranças envolvidas.

Em nota, Guilherme Weege, do Grupo Malwee e um dos embaixadores do movimento, destacou que o pequeno varejo deve ser um dos mais afetados pela crise econômica agravada pela pandemia do Covid-19. “Conhecemos, de maneira bastante próxima, as dores, as angústias e as incertezas que rondam esses comerciantes e sabemos que a falta de capacitação técnica especializada é uma questão que se impõe urgente para esse segmento, sobretudo neste momento”, afirma Weege.

Quem é beneficiado

O projeto de capacitação gratuita e atualização profissional dos pequenos empreendedores abrange as áreas:

  • Gestão Financeira e Contábil
  • Gestão Fiscal
  • Marketing Digital
  • Recursos Humanos
  • Digitalização
  • Experiência do Consumidor

Como saber mais

Os programa de conteúdos de atualização profissional ao pequeno varejo serão disponibilizados pela plataforma www.movimentocompredobairro.com.br. Para ter acesso, os lojistas devem entrar no portal, podendo futuramente se cadastrar para receber atualizações enviando um e-mail para [email protected]. Nas redes sociais do movimento no Facebook e no Instagram (@compredobairro) será possível acompanhar postagens com informações relevantes e de interesse para o setor.