Siga nossas redes

doehsp: Ajude o Hospital São Paulo a salvar vidas

Equipe conta com 121 profissionais e 250 estudantes voluntários

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 5 min

Sobre a iniciativa

Em tempos de Covid-19, muitos profissionais de saúde e voluntários se colocam na linha de frente para salvar vidas. É o caso do Hospital São Paulo, que por meio da sua Unidade Respiratória e o Hospital Universitário da Unifesp já atendeu 2474 pessoas desde o dia 22 de março.

Desde que a pandemia começou o Hospital São Paulo teve 177 pacientes internados, 74 conseguiram vencer a batalha, porém 59 ainda permanecem na luta contra o Covid-19. Na UTI, destinada ao atendimento exclusivo do coronavírus há 55 leitos.

Por este motivo, o hospital e seus profissionais estão unindo esforços com a sociedade para melhorar as condições de atendimento dos pacientes e garantir a segurança das suas equipes. Foi quando nasce a campanha de arrecadação #doehsp que busca incentivar a solidariedade das pessoas para auxiliar na compra de novos equipamentos e materiais utilizados no atendimento dos suspeitos e casos confirmados de Covid-19.

Com o slogan “Quem salva vidas precisa viver”, a prioridade hoje é aumentar o estoque de materiais de segurança das equipes. Como máscaras, aventais, álcool em gel e óculos de proteção. No site da iniciativa é possível encontrar uma lista dos materiais que foram doados.

José Roberto Ferraro, superintendente do HSP afirma que a campanha quer sensibilizar as pessoas neste momento de crise, onde há grande escassez de materiais. A #doehsp é uma iniciativa promovida pelo Hospital São Paulo/Hospital Unifesp que pertence a Universidade Federal de São Paulo. Conta também com o apoio da Escola Paulista de Medicina (EPM) e a Escola de Enfermagem (EPE), assim como parceiros da Fundação de Apoio à Unifesp (FapUnifesp).

Desde o mês de março uma equipe de 121 profissionais trabalham no combate ao Covid-19, houve muitos resultados positivos, mas também alguns foram afastados. Somado a equipe de profissionais, um time de 250 voluntários da Escola Paulista de Medicina (EPM) unem esforços para salvar vidas.

250 anjos

Desde que a pandemia começou, um grupo de 250 estudantes do quinto e sexto ano da Escola Paulista de Medicina (EPM) da Unifesp decidiu criar um grupo de voluntariado para auxiliar o Hospital São Paulo na luta contra a pandemia. “Assim que as aulas foram suspensas, sentimos a necessidade de ser um membro ativo da nossa comunidade e transformar positivamente o caos que estamos vivendo”, conta Natália Borges Cardin (27), estudante de medicina da EPM.

Os estudantes mapearam as principais dificuldades da comunidade e do hospital e criaram 20 projetos. Algumas das iniciativas são: acompanhamento de mais de 2000 pacientes, participação na campanha de vacinação contra gripe e captação de doações e materiais de proteção para os profissionais na linha de frente do hospital. “Começamos a acompanhar os pacientes com problemas respiratórios que passavam no hospital. Ligamos para eles depois de um certo tempo para ver se melhoraram ou apresentam um sinal de risco. E caso necessário pedimos para eles retornarem”, explica Natália. Com o acompanhamento dos voluntários, o Hospital conseguiu reduzir o número de pacientes com casos respiratórios leves, diminuindo as aglomerações.

Outras conquistas foram aumentar os estoques de sangue no hospital com doações dos voluntários. E recentemente fortalecer parcerias com lanchonetes e restaurantes da região que doam mais de 1000 refeições para os funcionários do hospital em turnos diferentes.

“Ficamos felizes em poder ajudar a comunidade. Enfrentar a crise é difícil, mas com 250 pessoas unidas em um objetivo comum todo se torna mais simples. Continuaremos com este projeto de acompanhamento das pessoas mesmo após a pandemia”, afirma Natália.

Se você quer conhecer mais do projeto, entre em contato com a equipe de voluntariado e campanha #DoeHSP pelos seguintes meios:

Site:  voluntariadoepm.com/

Instagram e facebook: @voluntariado.epm

Site Hospital São Paulo: www.unifesp.br/doehsp

Quem é beneficiado

O objetivo da campanha é garantir o atendimento de novos pacientes na luta contra o Covid-19. Contudo, também é importante manter a segurança dos profissionais da saúde com materiais e equipamentos para os atendimentos.

Entre os itens mais necessários estão: materiais para equipar os leitos da UTI, máscaras, aventais descartáveis, álcool em gel, luvas, óculos de segurança, kits para teste do coronavírus e medicamentos.

Como ajudar

Jair Ribeiro Chagas, diretor presidente da FapUnifesp acredita que na pandemia a melhor arma para sobreviver é a solidariedade. É por este motivo que solicita apoio por meio de doações em dinheiro ou materiais. “Neste momento de dificuldade pelo qual todo o planeta está passando, a solidariedade é talvez a forma mais importante de salvar vidas”, reforça.

Quem quiser contribuir com o Hospital São Paulo em dinheiro pode fazer uma doação nas seguintes contas:

Fundação de Apoio a Universidade Federal de São Paulo:

  • Banco: Banco do Brasil
  • Agência: 1897-X
  • Conta corrente: 19728-9 – Projeto Covid 19
  • CNPJ: 07.437.996/0001-46
  • Fundação de Apoio a Universidade Federal de São Paulo

Hospital São Paulo/SPDM:

  • Banco: Bradesco
  • Agência: 2677-8
  • Conta corrente: 76.903-7
  • CNPJ: 61.699.567/0001-92
  • Nome no cartão do CNPJ: Hospital São Paulo
  • SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Serão emitidos recibos e os doadores poderão acompanhar a evolução das doações e como os recursos estão sendo utilizados visitando o site da campanha: www.unifesp.br/doehsp.

Quem preferir doar materiais, a prioridade é para máscaras, aventais, álcool em gel e óculos de proteção, que podem ser levados diretamente ao Hospital São Paulo, na Rua Borges Lagoa, 570, Vila Clementino – das 7h às 16 horas. 

Para quem realizar a doação em material, é preciso também notificar pelo telefone ou Whatsapp (11) 99100-6224.