Siga nossas redes

Vizinhante: ajude os produtores locais

Com feiras suspensas durante a pandemia, produtores locais precisam de ajuda

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 4 min

A Iniciativa

Provavelmente você já conheceu um produtor artesanal e comprou alimentos dele, seja pela saúde ou pela qualidade na hora da produção. Com a pandemia muitos produtores locais que dependiam de feiras para gerar renda foram impactados. Com a proibição de aglomerações, eles tiveram que se reinventar adaptando a produção deles e incluindo delivery nas entregas.

Para dar um empurrão neles, os empresários Mateus Moraes e Vinicius Mello, de Niterói, criaram um site chamado Vizinhante com o objetivo de divulgar o trabalho destes produtores e movimentar a economia local. “Consegui perceber que os produtores tinham algumas falhas de divulgação, para atrair novos clientes ou divulgar o que estavam produzindo”, explica Mateus.

Com esse insight eles ficaram pensando qual seria a melhor forma de ajudar o produtor local, até que decidiram criar um site, onde o produtor se cadastraria gratuitamente, mostrando o que ele produz, por categoria e cidade. Foi assim que nasceu o Vizinhante no dia 6 de abril.

O nome foi escolhido como um convite para que as pessoas passem a descobrir que talvez até os próprios vizinhos podem ser produtores locais. “Muitas vezes tem produtores locais perto de você e nem percebeu. Queremos que as pessoas conheçam o trabalho dos próprios vizinhos deles sem precisar ir no supermercado”, conta Mateus e acrescenta que um produto artesanal tem mais qualidade, melhor preço, menos aditivos e o mais importante ajuda a economia local, que está sendo muito afetada na quarentena.

O site está aberto para todos os produtores do Brasil, até o momento tem mais de 100 cadastrados, do Rio, São Paulo, Minas Gerais e Bahia.

QUER SABER MAIS? Conheça as iniciativas na página do #TodosJuntos

Os beneficiados

O Vizinhante beneficia os produtores locais de alimentos em todo o Brasil, que tiveram seus negócios afetados durante a pandemia. Todo o serviço de cadastro e divulgação dos produtos na plataforma são gratuitos.

A ideia segundo os fundadores é movimentar a economia local, fazendo os produtores e seus alimentos conhecidos. Segundo Mateus Moraes, o Vizinhante trabalha sob alguns princípios conhecidos como 4Gs:

  • Gerar capacitação: ensinando os produtores estratégias para divulgar seus negócios ou produzir novos alimentos.
  • Gerar emprego: pessoas impactadas pela pandemia, precisam se sentir úteis e ter uma chance de trabalhar
  • Gerar renda: para o produtor local sobreviver. Já que não é possível ir às feiras, é importante utilizar o mundo digital em favor deles.
  • Girar a economia local: ajudando um produtor local, você beneficia a economia do seu bairro e cidade, que foi afetada durante a pandemia, e evita que mais pessoas percam renda.

Como participar

O funcionamento do Vizinhante é muito simples. Os produtores podem se cadastrar gratuitamente no site https://vizinhante.com.br/

Será necessário escolher uma cidade e uma categoria. Além disso, o produtor local precisará preencher um formulário no próprio site com informações do seu negócio, anexar uma foto do seus produtos, fazer um resumo do seu trabalho, e cadastrar um site ou redes sociais caso possua.

Após feito o cadastro, é feita uma avaliação que pode durar até 48h. A moderação é manual para evitar que públicos que não sejam produtores locais se cadastrem.

Quando aprovado, o produtor local fica disponível no site. Onde o cliente pode acessar a página por cidade e categoria e conhecer os produtos disponíveis.

Todo o contato é feito diretamente entre o cliente e o produtor local. O cliente pode entrar em contato via telefone, whatsapp, ou nas redes sociais cadastradas. O Vizinhante também investe na divulgação das redes sociais dos produtores para tornar eles mais conhecidos.

Se você não é um produtor, mas quer ajudar no crescimento do projeto, pode divulgar com seus amigos e conhecidos da iniciativa. Quanto mais pessoas visitem o Vizinhante, maiores as chances de produtores locais sobreviverem a crise.