DICAS PARA PROTEGER SEUS DADOS DE VAZAMENTOS NA INTERNET

4

O vazamento de dados de 223 milhões de brasileiros, no final de janeiro, expôs informações pessoais como CPFs, fotos e dados do Imposto de Renda. 

...

Como se não bastasse, um novo incidente revelou mais de 100 milhões de números de celular e informações sigilosas dos brasileiros.

Apesar de a Lei Geral de Proteção de Dados ter entrado em vigor, os vazamentos cresceram durante a pandemia. Segundo a Federação Brasileira de Bancos, as tentativas de fraudes online aumentaram 80%.

Veja 4 dicas para se proteger contra o vazamento de dados, segundo Fabrício Ikeda,  diretor de Prevenção a Fraudes da Fico América Latina:

...

Desconfie de sites que verificam dados vazados 

Muitos foram criados para enganar ainda mais. Se o site pede muitas informações além do CPF, investigue se ele é confiável.

1

Fique de olho em suas contas e cartões

Com muitos dados vazados, os fraudadores podem tentar invadir algumas contas. Por isso, habilite alertas de pagamentos ou transferências no seu banco.

3

Mude suas senhas!

Alguns serviços permitem recuperar sua senha ao responder perguntas, porém se eles foram vazados, qualquer um pode mudá-la. Prefira senhas fortes e duplo fator de autenticação.

4

Que saber mais sobre o vazamento de dados?

+