EMPRESAS GIGANTES QUE JÁ QUASE FORAM À FALÊNCIA

4

A companhia sofreu em meio a uma crise da indústria de brinquedos no começo dos anos 2000. Apelou então para marcas de sucesso como Harry Potter e Star Wars e investiu em filmes e jogos de videogame. Hoje, é uma das maiores empresas de brinquedos do mundo.

O primeiro produto da Nintendo foi lançado há mais de 130 anos: um baralho de Hanafuda, tradicional jogo japonês. Em 1960, as vendas caíram e a empresa investiu em projetos como arroz instantâneo e até motéis antes de modernizar suas raízes e vender jogos eletrônicos.

A empresa declarou falência e demitiu um terço de seus funcionários em 1996. Para superar a crise, passou a licenciar seus super heróis para produções de cinema. O sucesso foi tanto que a Marvel criou o próprio estúdio, vendido para a Disney em 2009.

A Apple passou por uma grande crise na década de 1990 devido a queda de vendas e falhas de planejamento. A solução foi vender ações a preços módicos. A Microsoft comprou então US $150 milhões em ações e ajudou na recuperação da rival.