TENDÊNCIAS QUE PODEM MUDAR O MUNDO

4

A colunista Cláudia Kodja fez um levantamento das "megatrends", as tendências que indicam mudanças estruturais, em escala global, capazes de transformar a maneira como governos, economias, mercados e pessoas se relacionam. O posicionamento antecipado frente às mudanças estruturais pode definir, inclusive, a alocação de investimentos. Veja algumas delas:

MUDANÇA DA ORDEM GLOBAL

Estados Unidos e Europa estão perdendo parte de sua influência ao longo dos últimos anos, enquanto Rússia e China expandem suas posições na ordem global. Este reposicionamento mexe com os valores democráticos, com o sistema internacional estabelecido e suas instituições. 

1

SUPREMACIA TECNOLÓGICA

De certa forma, a virtualização traz riscos para a segurança.  Questões como o vazamento de dados podem causar insegurança política e no mercado, gerando discussões sobre a regulamentação de novas tecnologias como o 5G.

2

PROPAGAÇÃO DA ECONOMIA ILÍCITA

A expansão do comércio eletrônico e o desenvolvimento da internet e das criptomoedas perturbaram os limites entre o comércio lícito e ilícito, criando oportunidades para desvios e interferências. Algumas estimativas sugerem que a economia ilícita agora responde por cerca de 8% a 15% do PIB global. 

3

ATIVISMO SOCIAL

Programas ESG (voltados ao meio ambiente e à governança social e corporativa) estão sendo batizados de "novo sindicalismo" e ele deverá influenciar o desenvolvimento das corporações, exercendo pressões sociais e exigindo mais dos negócios. 

4

Quer saber mais sobre os temas que prometem mudanças globais? Confira