DICAS PARA JULIANA PAES NÃO CAIR MAIS EM GOLPES DE PIRÂMIDE

5

Foto: "File:Juliana Paes no Cafe com Gloria 06.jpg" de Silvio Tanaka (SP, Brasil) é licenciada com CC BY 2.0.

A atriz Juliana Paes perdeu R$ 500 mil em um golpe de pirâmide recentemente. Segundo o Ministério Público, a fraude da qual ela foi vítima consistia em comprar e revender automóveis com um retorno previsto de 4% a 8% para o investidor.

Na verdade, o esquema remunerava investidores antigos com o dinheiro de novos investidores, mas as compras dos veículos não eram compatíveis com o valor investido. Também caíram no golpe o ator Murilo Rosa e o jogador de futebol Luis Fabiano.

“Normalmente, o ditado popular ‘quando a esmola é muita, o santo desconfia’ cabe muito bem”, alerta o planejador financeiro da Fiduc Valter Police. A pedido do InvestNews, ele listou 5 sinais de alerta para Juliana Paes (e você) não cair em golpes financeiros:

"Retorno garantido"

1

Não existe garantia de retorno e isso indica algo errado no investimento.

"Sem risco"

2

Todo investimento tem risco. Escondê-lo indica problemas.

Retornos altos demais (x% ao dia)

3

Um investimento sério não apresenta expectativas de retorno irreais. Além disso, nenhum mede seus retornos por dia, um claro indício de fraude.

"Ganhe dinheiro trazendo pessoas"

4

Em investimentos, os retornos não têm relação com trazer pessoas. “Saia correndo”, diz Police.

"Fique rico" ou  "Dinheiro fácil"

5

Investimentos são sérios e precisam de tempo e muito trabalho para mostrar resultados.

Por fim, confira se o fornecedor possui registros oficiais na CVM ou no Banco Central, acrescenta Police. Quer saber mais como se proteger contra fraudes?