DICAS PARA NÃO CAIR EM GOLPES AO INVESTIR

5

A Ancord (Associação Nacional da Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias) lançou em novembro o “Guia para investir sem cair em ciladas”, um alerta para golpes financeiros.  Confira algumas das dicas sobre em que ficar de olho para não cair em golpes ao escolher seus investimentos:

Golpistas costumam se apresentar de forma elegante e aparentam ter um grande patrimônio, mas essa imagem pode existir apenas para convencer as vítimas de que o método funciona. Cerca de 39,9% das pessoas que caíram em golpes, segundo pesquisa da CVM, se deixaram levar pela aparência do site.

1

APARÊNCIA

Expressões como “tempo limitado” são uma tentativa sútil de apressar o depósito das vítimas, segundo a Ancord. Planejamento pode ser uma forma de evitar estes golpes.

2

APELO DE "OPORTUNIDADE ÚNICA". 

Opções que oferecem rentabilidades muito acima do mercado e com garantia de baixo risco são altamente suspeitas. O investidor deve ter em mente que não existe algo 100% garantido quando se trata do mundo dos investimentos.

3

ALTO RETORNO

Verifique se foram disponibilizados folhetos, prospectos, lâminas com informações detalhadas sobre o ativo financeiro que está sendo oferecido. Se houver pouca informação, desconfie.

4

POUCAS INFORMAÇÕES

Quando o anúncio oferecer rendimentos contínuos ou uma possibilidade de viver de renda, considere que a proposta pode ser apenas um artifício utilizado pelos golpistas para atraí-lo. Esse tipo de retorno exige um grande número de aplicações, o que não acontece do dia para a noite.

5

RENDA VITALÍCIA

Gostou do conteúdo? Confira nossa matéria sobre ciladas ao investir