PROVÉRBIOS ANTIGOS QUE ENSINAM A LIDAR COM O DINHEIRO

5

Não é de hoje que a sabedoria popular ensina conceitos de educação financeira. Alguns provérbios atravessaram gerações e também servem para ajudar a transformar endividados em investidores.

Você certamente já ouviu estes provérbios por aí. Veja a seguir o que eles podem ensinar sobre lidar com seu dinheiro, segundo educadores financeiros:

"Devagar se vai longe"

Este provérbio é um convite para refletir sobre o futuro: quais decisões posso tomar hoje para me beneficiar amanhã? Isso vale para a aposentadoria, para mudar de carreira ou montar um negócio, por exemplo.

"Em terra de cego, quem tem um olho é rei"

Esta citação é sobre quem se destaca na multidão. Pode ser uma aptidão ou uma ideia que ninguém mais teve. Tem a ver com o senso de oportunidade para os negócios.

"Antes tarde do que nunca"

Segundo esta máxima, ninguém é velho demais para pensar no futuro. Isso também se aplica ao planejamento financeiro, seja para livrar-se de dívidas, seja para alcançar um objetivo.

"De grão em grão, a galinha enche o papo"

Não importa quanto você consegue acumular por mês, contanto que tenha a disciplina de juntar dinheiro. É assim que muitos conseguem acumular um patrimônio.

"Comprar barato é perder dinheiro"

Este provérbio nem sempre se aplica ao mercado de ações. Mas ele ensina que o barato pode sair caro quando se tenta economizar em pequenas coisas que não agregam qualidade.

Quer saber mais sobre como cuidar do seu dinheiro?