dicas para não cair nas armadilhas da Black Friday  

6

Fim de novembro chegou e, com ele, a Black Friday. Nesta data, os consumidores têm a oportunidade de comprar itens que precisam ou desejam por um preço melhor. 

Porém, muitas vezes, acabam se deixando levar pela emoção ou caem em truques de vendedores. 

Para que isso não aconteça, preparamos 6 dicas que servem antes de você ir às compras. Confira a seguir:

1.

Lembre do planejamento financeiro

Carol Stange, planejadora financeira, explica que, no Brasil, a Black Friday ocorre em novembro de forma quase proposital para as pessoas gastarem todo o décimo terceiro salário, seja em compras ou em presentes de Natal. 

Por isso, é importante ter cuidado para não ter um problema logo depois de gastar o dinheiro, pois a maioria das pessoas esquece que este recurso extra deveria ser considerado um respiro para os gastos que chegam em janeiro.

2.

Faça uma lista de compras e de desejos

Para não sair comprando por impulso, Graziela Fortunato, especialista em finanças, recomenda ter a estratégia de criar duas listas: uma de necessidades e outra de desejos.

Usar uma lista é essencial para não se perder no processo de compra. A lista de necessidades serve como um norte para aproveitar a Black Friday para comprar algo realmente urgente.

3.

Faça uma pesquisa de preços

Sabe aquela expressão “tudo pela metade do dobro”? É comum que na segunda ou terceira semana de novembro as lojas aumentem o valor dos produtos para logo depois retomarem o preço. 

Por este motivo, as especialistas recomendam que o consumidor anote os preços dos produtos com antecedência, no mês de outubro.

4.

Parcelado ou à vista?

As especialistas apontam que cada caso é um caso. Muitas vezes compras à vista em lojas físicas podem ter mais desconto, então pode ser um melhor meio de compra. 

Mas, se o consumidor precisar parcelar, é importante que avalie se o produto não tem juros. E, caso tenha, se ele ainda assim for seguir com a compra, é importante observar o quanto o produto ficará mais caro. 

5.

Leve em conta o frete

No caso das compras online, algumas empresas dão desconto nos produtos na Black Friday, mas tentam compensar isso aumentando o valor do frete, o que torna a compra do produto inviável. Por isso, fique atento a esse detalhe!

6.

Cuidado com as emoções

O fator comportamental costuma ser a porta de entrada para o consumo desenfreado. Por este motivo, antes de sair às compras, é importante fazer uma análise da situação atual e qual é sua relação com o dinheiro.