4 atitudes que os pais devem adotar para evitar 'birras' dos filhos no mercado

Levar as crianças para fazer compras é fundamental para formar sua educação financeira, certo? No entanto, muitos pais acabam deixando isso de lado por medo das "birras". 

Para a a educadora financeira Andressa Costa, essa postura é um erro, porque os pais acabam privando os filhos de vivências importantes na relação com o dinheiro.

Portanto, para ensinar as crianças a lidarem com dinheiro e não fazerem birra no mercado, Andressa  recomenda quatro passos para melhorar a educação dos pesquenos nesse contexto:

1. Inclua as crianças nas atividades domésticas Isso pode ser feito de forma lúdica. Por exemplo, denominar a criança como 'fiscal da luz’ para controlar o gasto excessivo de energia. Isso gera um senso de responsabilidade com as tarefas da casa e cria hábitos.

2. Delegue a missão de identificar quando um item está acabando.  Assim, a criança entende o conceito de lista e fica responsável por alertar quando um produto acaba e é preciso comprar outro. Isso também fortalece a autoestima da criança, que se sente administradora do lar.

3. Convide seu filho para fazer as listas de compras com você Mesmo que ele ainda não seja alfabetizado, peça para  lembrar o que é necessário comprar, conferindo armários e geladeira.  Eis o elemento fundamental contra birras: combine com ele um produto que terá direito a comprar, seja um chocolate, iogurte ou bala.

4. Ao ir ao mercado, mantenha o combinado Use a lista e leia os itens para que a criança o ajude a pegar os produtos e colocá-los no carrinho. Caso ela mude de ideia ao escolher o produto que  vai ganhar, diga a ela que poderá apenas trocar por outro  da sua preferência, mas de valor igual. Assim, ela precisará fazer escolhas. 

Quer saber mais sobre educação financeira na infância? Arrasta para cima e leia a matéria na íntegra.