DICAS PARA USAR O CARTÃO DE CRÉDITO A SEU FAVOR

5

VILÃO OU ALIADO?

O cartão de crédito é uma das principais causas de inadimplência no Brasil. Mas você sabia que, quando usado do jeito certo, ele também pode ser um aliado do seu bolso?

Reunimos algumas dicas da educadora financeira Cintia Senna para fazer do cartão seu melhor amigo na jornada de independência financeira. Veja a seguir: 

...

Cartão não é renda extra 

Muitas pessoas enxergam o cartão como extensão do próprio salário. Grande engano! “Muita gente só descobre que não pode pagar quando chega a fatura”, explica Cintia.

1

Por que tantos cartões? 

A melhor saída é concentrar seus gastos em até dois cartões de crédito. Isso ajuda a usufruir melhor dos benefícios, como acumular pontos e trocar por milhas. 

2

3

Nunca parcele a fatura 

O pior erro financeiro é entrar no rotativo e parcelar o saldo devedor. Já as compras podem ser parceladas desde que não tenham juros e você tenha o dinheiro para fazer caixa.

4

Tem anuidade? 

Conhecer as tarifas cobradas é importante. Fique de olho também no IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) que chega na fatura e no valor do câmbio quando se compra em outra moeda.  

5

Reserva de emergência, sempre! 

Evite ao máximo usar o cartão para gastos imprevistos. Mas se você não tiver uma reserva de emergência, pergunte: “Posso pagar este compromisso quando a fatura chegar?”

Com essas dicas,  o cartão de crédito pode ser um aliado na sua missão rumo a independência financeira!

Quer entender o que é independêndia financeira?