4

DOCUMENTÁRIOS SOBRE GOLPES FINANCEIROS

O Golpista do Tinder

Dizendo ser filho de um magnata do ramo de diamantes para impressionar mulheres em aplicativos de namoro, o golpista começa a pedir dinheiro para elas por enfrentar supostos "problemas de segurança". O homem continua pedindo quantias consideráveis com a promessa de pagar quando estivesse seguro, mas pouco tempo depois ele desaparece.

Inventando Anna

A minissérie é baseada na vida de Anna Sorokin,  mulher que fingia ser uma herdeira alemã para entrar na alta sociedade e conseguir grandes quantias de dinheiro. Anna aplicava golpes usando cartões fraudados e recibos bancários falsos. Também dizia esperar o envio de sua herança, e pedia empréstimos e doações para a criação de um instituto de arte e moda, a suposta Fundação Anna Delvey (nome fictício da golpista). 

The China Hustle

Este documentário sobre o mercado financeiro retrata as fraudes de títulos de empresas chinesas listadas no mercado de ações dos EUA que aconteceram em 2008.  Com as promessa do "crescimento da China", investidores apostavam em empresas que fizeram "fusão reversa" com companhias dos EUA e eram listadas na NYSE com uma receita muito maior do que a real, o que resultou em muitas perdas financeiras.

À Caça de Madoff

Este documentário conta a história da investigação contra Bernard Madoff, presidente de uma sociedade de investimentos baseada em esquema ponzi, basicamente um esquema de pirâmide no qual os antigos investidores recebiam o retorno prometido usando o dinheiro dos novos. Com o colapso de 2008, vários resgates foram solicitados ao mesmo tempo e o fundo não conseguiu pagar, expondo o esquema de Madoff.