COMO A INFLAÇÃO DO ENCOLHIMENTO AFETA SUA VIDA?
A "inflação do encolhimento" por vezes é chamada de “reduflação”. Em inglês, ela recebe o nome de “shrinkflation”.
Tenha o nome que for, esse fenômeno é uma inflação fantasma que afeta diretamente o bolso dos consumidores.
A inflação do encolhimento é a redução gradual de qualidade de um serviço ou quantidade de um produto como forma de arcar com o aumento dos custos de produção.
Ou seja, pelo mesmo preço, o consumidor passa a adquirir menos unidades de um bem ou ter acesso a um serviço de menor qualidade.
Isso acontece quando, para continuar competitivo no mercado, um produtor decide não repassar diretamente o aumento de custos ao consumidor.
Ao invés disso, ele reduz a quantidade do produto na embalagem, e continua cobrando o mesmo preço por uma quantidade menor.
Por exemplo: uma barra de chocolate tinha, antigamente, 200 gramas. Hoje, pelo mesmo preço, a barra chega a pesar apenas 80 gramas.
Assim, o consumidor paga o mesmo por um produto 60% menor.
Se a barra de 200 gramas custava R$ 5 antes, hoje, com um peso muito menor, é preciso gastar R$ 12,50 para comer a mesma quantidade de chocolate – 150% a mais do que antes.
Nos serviços, esse fenômeno é percebido na queda de qualidade de um estabelecimento, que decide abrir mão de funcionários para reduzir custos.
Além disso, hotéis não oferecem mais o serviço de quarto.
Nos Estados Unidos, as reclamações sobre falta de limpeza nos estabelecimentos aumentaram 5% no ano.
Só que as pessoas seguem pagando como se tivessem recebendo os serviços.
Quer saber mais sobre a inflação do encolhimento? Leia na coluna de Samy Dana