OS 12 MAIORES "MICOS" DA BOLSA EM 2021

O InvestNews conversou com analistas da Levante Investimentos, Nord Research e Inversa para entender quais ações são vistas por eles como "roubadas" da bolsa brasileira em 2021, e quais o investidor deve manter certa cautela no segundo semestre. 

IRB Brasil (IRBR3)

A empresa viu sua imagem se deteriorar por uma crise de governança que perdura até hoje.

Desde então os papéis da companhia oscilam entre idas e vindas, mas não conseguiram recuperar o fôlego do passado. 

B2W  (BTOW3)

Segundo analista da Nord Research, a fusão das operações entre B2W e Lojas Americanas pode ser considerada problemática, principalmente na governança corporativa.

Eztec  (EZTC3)

Segundo analista da Levante Investimentos, as construtoras avançaram bastante em 2019 e 2020, e agora entram em um ciclo de desaceleração, principalmente puxado pelo aumento da taxa de juros. 

Cyrela (CYRE3)

Ainda na construção civil, ele explica que uma taxa de juros acima de 6% é ruim para o setor porque encarece as parcelas do crédito imobiliário, pesando no bolso dos consumidores. 

MRV  (MRVE3)

De acordo com analista da Inversa Publicações, a construtora também deve ser impactada negativamente pela alta da Selic.

Direcional (DIRR3) 

Na esteira de construtoras a serem evitadas, a Direcional foi outra apontada como possível impactada pelo aumento nas taxas de juros. 

Cesp (CESP3)

Segundo analista da Inversa, empresas de geração e distribuição de energia elétrica atreladas a recursos hídricos devem ser vistas com cautela, em decorrência da crise hídrica.

Cemig  (CMIG4)

Na esteira de companhias afetadas pela crise hídrica, o analista aponta a Cemig como companhia que o investidor deve ficar longe.

Engie Brasil (EGIE3) 

Outra afetada pela escassez de água, segundo o analista, é a Engie Brasil.

Sabesp (SBSP3) 

Ainda entre o ‘pacote crise hídrica’, ele cita a empresa de saneamento como uma companhia para o investidor ficar longe na segunda metade do ano. 

Azul  (AZUL4)

Mesmo com a possibilidade de reabertura da economia, a analista da Nord Research aponta que a companhia já apresentava um patrimônio negativo muito antes da crise. 

GOL  (GOLL4)

Ainda no setor de companhias aéreas, a analista está cética com a volta dos voos internacionais e acredita que o maior fluxo de receita destas empresas deve estar focado no âmbito nacional.