POR QUE A ECONOMIA DO BRASIL ENTROU EM RECESSÃO TÉCNICA?

A economia brasileira encolheu 0,1% no terceiro trimestre de 2021, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta quinta-feira (2) 

Foi o segundo trimestre seguido de queda do PIB (Produto Interno Bruto).  Para o período anterior, entre abril e junho, o IBGE revisou a queda de 0,1% para 0,4%.

Com isso, o país entrou em um processo conhecido como “recessão técnica”. Ela acontece quando a economia acumula dois trimestres no vermelho.

A última vez que o Brasil entrou em recessão técnica foi no segundo trimestre de 2020, quando a economia afundou em razão da pandemia.

A recessão técnica é como um alerta. Não significa que a economia vai piorar e ela pode se recuperar no curto prazo. Já a recessão real acontece quando vários indicadores da economia mostram retração ao mesmo tempo. A produção cai, o desemprego sobe e empresas vão à falência. 

Recessão técnica x  recessão real 

A queda do terceiro trimestre foi puxada pelo tombo de 8% da agropecuária, apesar do avanço de 1,1% do setor de serviços, enquanto a indústria ficou estagnada.

Por que o PIB contraiu?

As projeções para a economia já vinham piorando ao longo do ano, com a disparada da inflação e manobras do governo para driblar o teto de gastos. Ainda assim, o mercado projeta que o PIB irá crescer 4,78%  em 2021, segundo o último Boletim Focus

Por que a economia piorou?

Quer saber mais? Confira outras informações sobre o PIB do Brasil