DICAS PARA PROTEGER SEU CELULAR DE GOLPES DO PIX

4

O Pix está prestes a completar 2 anos em novembro. A ferramenta se popularizou, mas os golpes envolvendo o sistema do BC continuam aí.  De olho nisso, o empresário e fundador da Alphacode, Rafael Franco, listou algumas dicas para você se proteger de criminosos e manter sua conta bancária segura

Não anote senhas

Se o seu celular for roubado, mesmo com biometria, ele poderá ser desativado e o app do banco acessado por senha. Os criminosos vasculham notas e e-mails, em busca de arquivos com senhas anotadas.

1

Não aceite comprovante do Pix

Se você vende algo, e recebe via PIX, nunca aceite apenas o comprovante para liberar a venda, sempre confira sua conta antes. Transferências via PIX são instantâneas e é muito fácil falsificar um comprovante .

2

Crie poucas chaves

Fintechs, carteiras digitais e apps de fidelidade permitem criar chaves Pix, porém você deixa de usar o app, mas não remove a chave, deixando os dados vulneráveis. Tenha chaves PIX apenas nas instituições que você mantém um relacionamento frequente.

3

Prefira chaves aloatórias

Em um eventual vazamento de dados, as chaves PIX podem ser usadas para conseguir mais dados do usuário para golpes. Para dificultar a vida dos golpistas e tornar seus dados mais seguros, sempre prefira chaves PIX aleatórias ao invés do seu CPF ou celular.

4