QUEM DECIDE A ALTA DO PREÇO DA GASOLINA?

O preço da gasolina para o consumidor acumula alta de 46% em 2021. Nas refinarias, onde quem manda no reajuste é a Petrobras, o combustível já subiu 73% no ano.

Os reajustes são parte da política de preços da empresa, que busca acompanhar a cotação internacional do barril de petróleo. Tanto o petróleo do tipo Brent como o tipo WTI já sobem mais de 40% no ano.

Mas por que a Petrobras segue a cotação internacional?

Rodrigo Araujo Alves, diretor executivo financeiro da empresa, afirmou ao InvestNews que essa é uma forma de evitar o desabastecimento.

 Claudio Mastella, diretor de comercialização e logística da empresa, concorda e diz que, na prática, não é a Petrobras quem fixa os preços.

“São definidos pelo equilíbrio dos mercados. A margem que a Petrobras pratica é, no final das contas, definida pela nossa eficiência em custos versus os preços de mercado”, diz Mastella.

“A gente tem casos de exemplos em vizinhos nossos em que a produção ao longo do tempo chegou a reduzir mais de 90% porque os investimentos simplesmente cessaram, porque não há preços de mercado”, argumenta o diretor.

ENTREVISTA EXCLUSIVA

Confira na íntegra o que dizem os diretores da Petrobras sobre a política de preços da empresa